ACCESS AND USE OF TECHNOLOGICAL DEVICES AND INTERNET IN HIGHER EDUCATION IN MINAS GERAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539

Keywords:

Access to digital technology, Inequalities of educational opportunities, Emergency remote education, Higher education

Abstract

The aim of this study is to identify the access and use of devices and the internet by professors and undergraduate students of the State University of Minas Gerais, during the covid-19 pandemic.  A questionnaire was applied, to which 229 teachers and 669 students answered. It was identified that Remote Education required pedagogical adaptations, as well as acquisitions or improvements of technological devices and internet networks. It was also possible to trace the socio-economic profile of the students and demonstrated the inequalities of educational opportunities experienced. 

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Author Biographies

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité, MG, Brasil

Docente em cursos de formação de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Ibirité) onde coordena o LAPIS – Laboratório de Alfaletrar e Políticas para Infâncias. Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora da área de mídias, mediação e tecnologias na educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Doutora em Educação pela UFMG (2017), mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI (2009), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2012) e graduada em Pedagogia pela UEMG (2007). É fundadora e editora-chefe da SCIAS – Educação, Comunicação e Tecnologia.

Dina Mara Pinheiro Dantas, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atuou como docente em Universidades Públicas– IFCE, UECE, UEMG e IFNMG. Coordenou o Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais na Unidade acadêmica de Divinópolis (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, principalmente nos seguintes temas: Inclusão Digital, Informática Educativa, Formação de Docente, Educação à Distância e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Desenvolve pesquisa em colaboração com os grupos do Laboratório de Pesquisa Multimeios – FACED/UFC desde 2003.E-mail: dinamara@gmail.comRecebido em: 23/02/2022Aprovado em: 03/09/2022

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Published

2023-06-19

How to Cite

Santos Braga, D., Tolomelli Brescia, A., & Mara Pinheiro Dantas, D. (2023). ACCESS AND USE OF TECHNOLOGICAL DEVICES AND INTERNET IN HIGHER EDUCATION IN MINAS GERAIS. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539