A política de assistência estudantil da Universidade Federal do Amapá: perspectivas recentes
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120538Keywords:
Política de Assistência Estudantil, Permanência, Democratização, Unifap.Abstract
Esse artigo parte da compreensão que a permanência estudantil é uma das faces da democratização da educação superior e ações de assistência são indispensáveis para estudantes de baixa renda, diante disso, buscou-se analisar as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Amapá - Unifap voltadas para esse fim. O percurso metodológico pautou-se na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental. A pesquisa evidenciou que pouco mais de 10% dos estudantes recebem algum auxílio, o que demostra a insipiência da política de assistência da UNIFAP.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIREIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em 28 nov 2021.
BARBOSA, C. D. L. Assistência Estudantil: compromisso do Serviço Social com o ensino superior. Em Debate, v. 09, p. 01-29, 2012.
BRASIL. Decreto nº. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 02 dez 2021.
________. Portaria Normativa n. 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil — PNAES. Disponível em: http://portal. mec.gov. br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 03 out. 2019.
CAMARA DOS DEPUTADOS. Relatório Final – GT IES 2019. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/grupos-de-trabalho/55a-legislatura/grupo-de-trabalho-das-ies/documentos/seminarios/RELATORIOFINAL.pdf. Acesso em: 02 dez 2021.
CAMARGO, José Marcio. FERMAN, Bruno. Cotas e desigualdade. Folha de São Paulo, 22 jun. 2004. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2206200409.htm. Acesso em: 02 dez 2021.
COSTA, L. Silvio; DIAS, B. M. Sônia. A Permanência no Ensino Superior e as Estratégias Institucionais de Enfrentamento da Evasão. Jornal de Políticas Educacionais. v.9, n.17 e 18,| 2015, p. 51–60. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/38650. Acesso em: 20 nov 2021.
CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, pp. 11-32, São Paulo, 2005. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/cp/article/view/419/422. Acesso em: 20 nov 2021.
FÁVERO, M. de L. de A. Universidade e poder. Brasília: Editora Plano, 2000.
FERREIRA Jr, Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX São Carlos: EdUSFCar, 2010. 123 p. (COLEÇÃO UAB UFSCar).
FRIGOTTO, G. A Produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico – social e capitalista. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GARCIA, Emerson. O direito à educação e suas perspectivas de efetividade. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 630, 24 mar. 2005. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5847. Acesso em 14 mar. 2020.
GUIMARÃES, R. André; MELO, de L. André; NOVAIS, M. de S. Valéria. 2017. Expansão da Educação Superior no Pará e Amapá: O Público e o Privado em Questão. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT11_1163.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020.
IMPERATORI, K. Thaís. A Trajetória da Assistência Estudantil na Educação Superior Brasileira. 2017. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n129/0101-6628-sssoc-129-0285.pdf>. Acessado em 12 maio 2020.
NASCIMENTO, C. M. do. A assistência estudantil consentida na contrarreforma universitária dos anos 2000. Universidade e Sociedade, Brasília, DF, a. XXIII, n. 53, 2014. Disponível em: http://portal.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-1194016701.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
OLIVEIRA, D. A. Lei 12.711/12 e os desafios da educação superior pública no Brasil. Cadernos do GEA, n.1. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012.
PALAVEZZINI, J. ALVES, M, J. Assistência estudantil nas universidades federais: o orçamento do programa nacional de assistência estudantil (PNAES) garante a permanência do estudante? 2019. Disponível em: https://www.congressoservicosocialuel.com.br/trabalhos2019/assets/4604-231334-35803-2019-04-04.pdf. Acesso em 29 nov. de 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP). Relatório de Gestão UNIFAP 2018. Disponível em: https://www2.unifap.br/proeac/files/2017/03/RELAT%c3%93RIO-2018.pdf. Acesso em 07 de outubro de 2019.
______________. Relatório de Gestão UNIFAP 2019. Disponível em: https://www2.unifap.br/deplan/files/2020/07/RG_2019_UNIFAP.pdf. Acessado em 29 nov 2021.
______________. Relatório de Auditoria PNAES/UNIFAP – 2019. Disponível em: https://www2.unifap.br/audint/files/2019/07/Relat%c3%b3rio-de-Auditoria-Final-PNAES-com-ap%c3%aandice-Sem-ID-1.pdf. Acesso em 22 de nov. de 2021.
_______________. Relatório de Gestão UNIFAP 2020. Disponível em: http://www.unifap.br/wp-content/uploads/2021/07/Res.-5.2021-Ap%C3%AAndice-I-CONDIR-Aprova-Relatorio-de-Gestao-2020-Consu_compressed-1.pdf
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set641-659, set./dez 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x44X6CZfd7hqF5vFNnHhVWg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 dez 2021.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES). Instituições públicas de ensino ameaçam fechar as portas devido aos cortes orçamentários. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/instituicoes-publicas-de-ensino-ameacam-fechar-as-portas-devido-aos-cortes-orcamentarios1. Acesso em 28 nov 2021.
SOBRINHO, José Dias. Educação Superior: bem público equidade e democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013. Disponível em: <https://www.ufmg.br/dai/textos/artigo1.pdf. Acessado em 06 maio 2020.
SOUZA, Daniele Graciane de. SILVEIRA, Adriana Dragone. O Direito à educação e a permanência estudantil na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.6, n.16 p.106-119, jan./abr. 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/download/5700/2907. Acesso em: 02 dez 2021.
SPOSATI, A. de O. et al. A Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.