Intensificação do Trabalho dos Diretores Escolares de Salvador e Região Metropolitana
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119233Keywords:
Nova Gestão Pública, Política Educacional, Gestão Escolar, Intensificação do Trabalho, Diretor EscolarAbstract
Ao investigar de que maneira ocorre a intensificação do trabalho dos (as) diretores (as) das escolas de Ensino Médio da Bahia, o artigo analisa os efeitos das transformações dos sentidos do trabalho na sociedade contemporânea e a introdução dos parâmetros da Nova Gestão Pública na educação. A partir da análise do marco legal e de entrevistas com os profissionais foi possível apontar como parte dos elementos desse processo: a) maior centralização das decisões em detrimento da gestão democrática e; b) a naturalização do acúmulo e diversidade das tarefas.
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc. no.123 São Paulo jul./set. 2015
ANTUNES, Ricardo. Desenhando a nova morfologia do trabalho: As múltiplas formas de degradação do trabalho. Revista Crítica de Ciências Sociais, 83, 2008, colocado online no dia 01 dezembro 2012, criado a 23 agosto 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/431 ; DOI : 10.4000/rccs.431
ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020
BAHIA. Lei nº 8.261 de 29 de maio de 2002. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia.
_______. Lei 11.043 de 09 de maio de 2008. Dispõe sobre a finalidade, competência e composição do Colegiado Escolar nas escolas públicas de Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino e dá outras providências.
_______. Decreto nº 11.175, de 18 de agosto de 2008. Dispõe sobre a implementação dos Colegiados Escolares, nas Escolas Públicas da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino.
________. Lei nº 13.559 de 11 de Maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia e dá outras providências.
_______. Portaria nº 5.872, de 15 de Julho de 2011. Aprova o Regimento Escolar das unidades escolares integrantes do Sistema Público Estadual de Ensino e dá outras providências.
_______. Decreto nº 16.385, de 26 de outubro de 2015. Dispõe sobre os critérios e procedimentos do processo seletivo interno a ser realizado pela unidade escolar, requisitos para o preenchimento dos cargos de Diretor e Vice-Diretor das unidades escolares estaduais.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul - dez, 2013,179-191
CHESNAIS, François. Mundialização do Capital. Petrópolis: Vozes, 1997.
DAL ROSSO, Sadi. Intensidade e imaterialidade do trabalho e saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2006, vol.4, n.1, pp.65-92. ISSN 1981-7746. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v4n1/05.pdf. Acesso em: ago. de 2019.
DAL ROSSO, Sadi. Ondas de Intensificação do Labor e Crise. Perspectivas, São Paulo, v. 39, p. 133-154, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4755/4057. Acesso em mai. de 2020.
DRABACH, Nadia Pedrotti; SOUZA, Ângelo Ricardo. Leituras sobre a gestão democrática e o “gerencialismo” na/da Educação no Brasil. Revista Pedagógica, Chapecó, v.16, n.33, p. 221-248, Jul./Dez. 2014. Disponivel em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2851/1655 Acesso em maio de 2020
FRIGOTTO, Gaudencio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010
JESUS, Edna Santos de; EVANGELISTA, Mary Adriana dos Santos; PEREIRA, Rodrigo da Silva. Análise dos marcos legais da gestão democrática nas escolas públicas estaduais da Bahia. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6418/2913 Acesso em maio 2020.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIMA, Iana; GANDIN, Luis. Gerencialismo e dispersão de poder na relação Estado- educação: as traduções e os hibridismos do caso brasileiro. RBPAE - v. 33, n. 3, p. 729 - 749, set./dez. 2017
LIMA, Licinio. Produção e Reprodução de Regras: Normativismo e infidelidade normativa na organização escolar. In: Revista do Instituto de Inovação Educacional, vol. 4 nº 2-3, 1991
KUENZER, A. Z. Educação profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho. Boletim Técnico do Senac, 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2011
MASSON, Gisele. Materialismo Histórico e Dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 2, p. 105- 114, jul-dez. 2007.
OLIVEIRA, Dalila. As Políticas Educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n2, p.197-202, mai./ago. 2009
OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Alexandre; CLEMENTINO, Ana Maria, A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE - v. 33, n. 3, p. 707 - 726, set./dez. 2017
PEREIRA, Rodrigo da Silva; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. O Escrito, O Dito e o Feito: A educação baiana nos primeiros 120 dias do segundo mandato de Rui Costa. In: ADRIÃO, Theresa; MARQUES, Luciana Rosa; SILVA, Marcia Ângela (org.). Políticas e prioridades para educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham? Meio Eletrônico - Brasília: Anpae, 2019
PERONI, Vera Maria Vidal; ADRIÃO, Theresa. O público não-estatal: estratégias para o setor educacional brasileiro. In.: ______; ______ (Org.). O público e o privado na educação: interfaces entre Estado e Sociedade. São Paulo: Xamã, 2005. p.137-154.
PIMENTA, C. C. A reforma gerencial do Estado brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, 32 (5):173-199. set./out., 1998.
PONTES, Deysiane Farias; SOUZA, Flávio Bezerra de. Intensificação do trabalho dos diretores escolares do ensino médio regular do Distrito Federal. In: Silva, Maria Abádia da; Pereira, Rodrigo da Silva (Org.). Gestão Escolar e o Trabalho do Diretor. Curitiba: Appris, 2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.