Formação de educadores em contextp: construção dialógica na Educação Infantil em tempos de Pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910

Keywords:

Educação Infantil. Proposta Pedagógica. Formação em contexto. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos

Abstract

Resumo: Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como a formação dos educadores em contexto em tempos de pandemia pode contribuir para o [re]-significar da Proposta Pedagógica de uma escola de Educação Infantil a partir de um processo reflexivo- dialógico ancorado na pedagogia freireana. A formação em contexto dos educadores visa o desenvolvimento profissional no espaço educativo, e, em conformidade, a proposta de formação dialógica desenvolvida no contexto da escola promoveu o protagonismo, conscientização e auto(trans)formação das educadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Macedo Hiores, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil-Campus Cachoeira do Sul e segunda licenciatura em Pedagogia pela Uninter. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luis. Mestra em Políticas Públicas e Gestão educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora no Grupo REDES/CNPq de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional- UFSM. Atualmente é Professora na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu de Cachoeira do Sul . Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, desenvolveu além da docência, funções na gestão, como diretora e Supervisora escolar na Educação Infantil, com vinte anos de atuação. Atualmente é conselheira titular no Conselho Municipal de Educação de Cachoeira do Sul-RS, fazendo parte da comissão da Educação Infantil.

Elisiane Machado Lunardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Published

2022-05-25

How to Cite

Hiores, P. M., & Lunardi, E. M. (2022). Formação de educadores em contextp: construção dialógica na Educação Infantil em tempos de Pandemia. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910