Do Império à República, a história das políticas públicas para o ensino de graduação em Medicina no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111685Keywords:
legislação federal, ensino superior, ensino de medicina, Programa Mais Médicos.Abstract
Desde os anos 60, inúmeras políticas públicas foram feitas para fomentar o aumento de escolas médicas no Brasil. Foi realizada uma revisão sistematizada das legislações federais com o objetivo de descrever a evolução histórica das políticas públicas para o ensino de graduação de medicina. Das 21 políticas públicas encontradas, destacam-se o Decreto nº 53.642 de 1964 e o Decreto nº 63.341 de 1968 que possibilitaram a expansão do ensino médico, principalmente por instituições particulares com a desobrigação da construção de hospitais-escola cujos impactos permanecem até os dias de hoje.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 1.303, de 8 de Novembro de 1994. Dispõe sobre a criação de universidades e estabelecimentos isolados de ensino superior e dá outras providências. 08. Nov. 1994.
BRASIL. Decreto nº 1.482, de 24 de Julho de 1893. Approva o regulamento para as Faculdades de Medicina da Republica. Coleção de Leis do Brasil - 1893, Página 478 Vol. 1 pt II
BRASIL. Decreto nº 11.530, de 18 de Março de 1915. Reorganiza o ensino secundario e o superior na Republica. 18 mar. 2915.
BRASIL. Decreto nº 19.850, de 11 de Abril de 1931. Crêa o Conselho Nacional de Educação. 11 abr. 1931.
BRASIL. Decreto nº 2.207, de 15 de Abril de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas nos arts. 19, 20, 45, 46 e § 1º, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. 15 abr. 1997.
BRASIL. Decreto nº 3.860, de 9 de Julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. 09 jul. 2001.
BRASIL. Decreto nº 3.890, de 1º de Janeiro de 1901. Approva o Codigo dos Institutos Officiaes de Ensino Superior e Secundario, dependentes do Ministerio da Justiça e Negocios Interiores. 1 jan. 1901.
BRASIL. Decreto nº 4.744, de 23 de Junho de 1871. Impõe aos estudantes do 5º anno das Faculdades de Medicina do Imperio a obrigação de frequentar os Institutos Vaccinicos na Côrte e na capital da Provincia da Bahia. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1871, Página 379 Vol. 1 pt. II
BRASIL. Decreto nº 4.914, de 11 de Dezembro de 2003. Dispõe sobre os centros universitários de que trata o art. 11 do Decreto nº 3.860, de 9 de julho de 2001, e dá outras providências. 2018. 11 dez. 2003.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de Dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 19 dez. 2005.
BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de Maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. 09 mai. 2006.
BRASIL. Decreto nº 53.642, de 28 de Fevereiro de 1964. Dispõe sôbre a duplicação de matrículas no primeiro ano das escolas superiores. 28 fev. 1964.
BRASIL. Decreto nº 63.341, de 1º de Outubro de 1968. Estabelece critérios para a expansão do ensino superior e dá outras providências. 01 out. 1968.
BRASIL. Decreto nº 66.588, de 19 de Maio de 1970. Provê sobre a Concessão de Bôlsas de Estudo, nos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior. 19 mai. 1970.
BRASILa. Decreto nº 8.497, de 4 de Agosto de 2015. Regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas de que tratam o § 4º e § 5º do art. 1º da Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e o art. 35 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. 04 ago. 2015.
BRASILb. Decreto nº 8.516, de 10 de Setembro de 2015. Regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas de que tratam o § 4º e § 5º do art. 1º da Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e o art. 35 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. 10 set. 2015.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de Dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. 15 dez. 2017.
BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 10.260/2001, de 12 de Julho de 2001. Dispõe sobre o fundo de financiamento ao estudante do ensino superior e dá outras providências. 12 jul. 2001.
BRASILa. Lei nº 12.871, de 22 de Outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis n° 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e n° 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. 22 out. 2013.
BRASIL. Lei nº 13.530, de 7 de Dezembro de 2017. Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, a Lei nº 9.766, de 18 de dezembro de 1998, a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, a Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, a Lei nº 12.688, de 18 de julho de 2012, e a Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013; e dá outras providências. 07 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de Janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. 2018. 13 jan. 1937.
BRASILb. Medida Provisória nº 621, de 8 de Julho de 2013. Institui o Programa Mais Médicos e dá outras providências. 08 jul. 2013.
BRASIL. Medida Provisória nº 1.827, de 24 de Junho de 1999. Dispõe sobre o fundo de financiamento ao estudante do ensino superior e dá outras providências. 24 jun. 1999.
BRASIL. Portaria nº 1.101/GM/MS, de 12 de junho de 2002. Diário Oficial da União nº 112, de 13 de junho de 2002, seção 1, Páginas 36-42
CHAVES, V. L. J.; AMARAL, N. C. Política de expansão da educação superior no Brasil - O PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 49-72. 2016.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM. Número de hospitais-escola está abaixo das necessidades do sistema formador de futuros profissionais da saúde. Disponível em: < https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25691:2015-08-25-12-47-51&catid=3>. Acesso em: 27 de março de 2018.
DYE, T. R. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: PrenticeHall. 1984.
EASTONE, D. A Framework for Political Analysis. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1965.
e-MEC: Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/ Acesso em: 30 de maio de 2018.
GOK, S. M.; SEZEN, B. Capacity inefficiencies of teaching and non-teaching hospitals. The Service Industries Journal, v. 4, n. 32, p. 2307-2328. 2012.
GONTIJO, E. D.; SENNA, M. I. B.; LIMA, L. B.; DUCZMAL, L. H. Cursos de Graduação em Medicina: uma Análise a partir do Sinaes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 209-218. 2011.
JOANNA BRIGGS INSTITUTE - Methodology for JBI Scoping Reviews. Disponível em: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/display/MANUAL/Chapter+11%3A+Scoping+reviews. Acesso em: 06 de junho de 2018.
LEE, R.; HADLEY, J. The demand for residents. Journal of Health Economics, v. 4, n. 4, p. 357-371. 1985.
LYNN, L. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica, Calif.: Goodyear. 1980.
MARTINS, A. C. P. SANT’ANNA, P. A.; ROCHA, J. F. D.; VIEIRA, M. A. Programa mais médicos: uma revisão integrativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 4, p. 1-14. 2017.
MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirurgica Brasileira, v. 17, supl. 3, p. 04-06. 2002.
MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, v. 30, n. 106, p. 15-35. 2009.
MÉDICI, A. C. A força de trabalho em saúde no Brasil dos anos 70: percalços e tendências. Revista de Administração Pública, v. 20, n. 3, p. 54-69. 1986.
MOTA, A.; CARVALHO, B.; CANDIDO, L.; LOMANTO, R.; MAIA, T. Exame do CREMESP como indicador da qualidade do ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 1, p. 150-159. 2014.
OLIVEIRA, B. L. C. A.; LIMA, S. F.; PEREIRA, M. U. L.; PEREIRA JUNIOR, G. A. Evolução, distribuição e expansão dos cursos de medicina no Brasil (1808-2018). Trabalho, educação e saúde, v. 17, n. 1. 2019
PETERS, B. Guy. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House. 1986.
POVOA, L.; ANDRADE, M. V. Distribuição geográfica dos médicos no Brasil: uma análise a partir de um modelo de escolha locacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 8, p. 1555-164. 2006.
SCHEFFER, M. C. et al. Demografia Médica no Brasil 2018. 2018. Disponível em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index10/?numero=15&edicao=4278#page/1. Acesso em: 01 de fev. 2019
SCHEFFER, M. C.; DAL POZ, M. R. The privatization of medical education in Brazil: Trends and challenges. Human Resources for Health, v. 13, n. 1, art. No. 96. 2015.
TANGCHAROENSATHIEN, V.; MILLS, A.; PALU, T. Accelerating health equity: The key role of universal health coverage in the Sustainable Development Goals. BMC Medicine, v. 10, n. 13, art no. 101. 2015.
TRAINA‐CHACON, J. M.; ADOLFO‐IGNACIO, C. A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 6, n. 17, p. 78-100. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). Resolução nº 17/2014. Fixa critérios de inclusão regional para estimular o acesso à UFPE pelos estudantes que residem no entorno das Unidades Acadêmicas do Agreste e de Vitória. Disponível em: < https://www.ufpe.br/documents/398575/434881/Res+2014+17+CCEPE.pdf/ff214dcf-49fe-4e7e-b0ee-b5474df8d3a4> Acesso em: 16 de outubro de 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). Resolução de n° 156, de 31 de outubro de 2016. Disponível em: < http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/consuni/files/2016/05/Res.-156_2016-Instrumento-de-Inclus%C3%A3o-Regional.pdf> Acesso em: 16 de outubro de 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Projeto Pedagógico do curso de Medicina CERES‐FACISA/UFRN. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.