Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896

Palavras-chave:

Pesquisa e inovação responsáveis, RRI, Educação em rede, Escolarização aberta, Educação escolar indígena,

Resumo

Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziana Quadros da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Mídia do Conhecimento, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis (UFSC). Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC).

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, CNPq.

Alexandra Okada, Open University (OU UK)

Pesquisadora Sênior da Academia Superior de Educação (UK). Pesquisadora e Professora Honorária, PhD & MSc  Educação, BSc Ciências da Computação, Postdoc Educação Aberta. Líder da Comunidade Colearn e RRIData.com.

Referências

ABBONIZIO, A.; GHANEM, E. Educação escolar indígena e projetos comunitários de futuro. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 4, p. 887-901, 2016.

AGUILAR, M. Aprendizaje y Tecnologías de Información y Comunicación: Hacia nuevos escenarios educativos. RLCSNJ, v. 10, n. 2, 2012.

AIRES, L. e-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, vol. 19, núm. 1, 2016, pp. 253-269.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Parecer homologado CNE/CEB nº 13/2012, de maio de 2012, publicado no D.O.U. de 15/6/2012, Seção 1, Pág. 18.

CAMARGO JUNIOR, K. R., MOURA, E. G. A crise no financiamento da pesquisa e pós-graduação no Brasil. Disponível em: cadernos.ensp.fiocruz.br/site/pages/iframe_print.php?aid=83. Acesso em: 20 de junho de 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, v. 295, p. 2010-2013, 2008.

CRESWELL, J. W. Pesquisa qualitativa e desenho da pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens , v. 2, 2010.

EUROPEAN COMMISSION. HORIZON 2020 Work Programme 2014 – 2015: Science with and for Society. European Commission Decision C. 2015.

FISCHER, E. Condições necessárias para a inovação responsável. Journal of Responsible Innovation, 7:2, 145-148, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/loi/tjri20. Acesso em: 15 de junho de 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora . Cortez, 2004.

GOMEZ, M. V. Pedagogia da virtualidade: redes, cultura digital e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2018. Notas Estatísticas. Brasília: Inep, 2019.

IPEA. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante. Casa Civil da Presidência da República, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília: Ipea, 2018. v. 1, p. 192.

MEC - Ministério da Educação. MEC promove audiência pública para plano de educação escolar indígena. 20 de maio de 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/206-1084311476/76151-mec-promove-audiencia-publica-para-plano-de-educacao-escolar-indigena> . Acesso em: 7 de set. de 2019.

MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, G. et al. Ensaios de complexidade. Editora Sulina, 1997.

MURA, F. Do desenvolvimento comunitário à mobilização política: o projeto Kaiowa-Ñandeva como experiência antropológica. Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 212-216, 2002.

MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. SPE2, p. 184-189, 2014.

MYNAIO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropólis-RJ: Vozes, 1994.

NUNES, L. L. S. et al. Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 2, p. 197-212, 2017.

OKADA, A. Responsible research and innovation in science education report.Milton Keynes: The Open University – UK, 2016.

OKADA, A.; RODRIGUES, E. A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In: TEIXEIRA, C.; SOUZA, M. V. Educação Fora da Caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. (v. 4). São Paulo: Blucher, 2018.

OKADA, A.; SHERBORNE, T. Equipping the Next Generation for Responsible Research and Innovation with Open Educational Resources, Open Courses, Open Communities and Open Schooling: An Impact Case Study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, n. 18, p. 1-15, 2018.

OWEN, Richard. Responsible Research and Innovation: options for research and innovation policy in the EU. European Research and Innovation Area Board (ERIAB), Foreword Visions on the European Research Area (VERA), 2014.

OWEN, R.; PANSERA, M. Responsible innovation and responsible research and innovation. In: Handbook on Science and Public Policy. Edward Elgar Publishing, 2019.

PETERS, M. A. The history and emergent paradigm of open education. In: Open education and education for openness. Brill Sense, 2008. p. 1-15.

PIMENTEL, S. O índio que mora na nossa cabeça: sobre as dificuldades para entender os povos indígenas. São Paulo: Prumo, 2012.

RRI-TOOLS. What is RRI?. Disponível em: https://www.rri-tools.eu/pt/homepage. Acesso em: 19 de outubro de 2019.

ROSA, L. Q. et al. Polo EaD como mídia do conhecimento na indústria 4.0. (2018). In: Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância, Anais da ABED. Florianópolis - SC. 2018.

SENADO FEDERAL. Senado Notícias. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/22/senadores-manifestam-solidariedade-pelos-mais-de-50-mil-mortos-por-covid-19. Acesso em: 22 de junho de 2020.

SHIRKY, Clay. Here comes everybody: The power of organizing without organizations. Penguin, 2008.

SOUZA, M. V. Mídias Digitais, Globalização, Redes e Cidadania no Brasil (2015). In: SOUZA, M. V.; Giglio, K. (Eds.). Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária. São Paulo: Blucher, 2015.

VON SCHOMBERG, Rene. A vision of responsible research and innovation. Responsible innovation: Managing the responsible emergence of science and innovation in society, p. 51-74, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Rosa, L. Q. da, Souza, M. V. de, & Okada, A. (2020). Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1046–1067. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos