Gestão escolar: Um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99857

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Diretores, Licenciatura

Resumo

A literatura educacional documenta recorrentemente a importância do trabalho do diretor escolar para os resultados educacionais (LEITHWOOD, 2009 e outros). Mas, os diretores são preparados em sua formação inicial para tais funções? Este artigo apresenta uma análise das grades curriculares de uma amostra de cursos de licenciatura, com foco na oferta de formação em gestão escolar. Discutimos a hipótese de que os cursos que oferecem a formação inicial da maioria destes profissionais não conseguem prepará-los para os desafios que a função de diretor apresenta nas escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Cynthia Paes de Carvalho

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Murillo Marschner Alves de Brito

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e coordenador Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais.

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Oliveira, A. C. P. de, Paes de Carvalho, C., & Brito, M. M. A. de. (2020). Gestão escolar: Um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(2), 473–496. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99857