PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: origens e desenvolvimento

Autores

  • Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99374

Resumo

No presente texto, apresentamos, com base em estudos anteriores, a experiência do PROEDES, no período de janeiro de 1987 a junho de 2009, durante o qual fomos responsável  por sua Coordenação. Sinalizaremos alguns desafios gerados em um espaço que se constituiu como um  centro  de pesquisa e documentação  em educação  brasileira numa universidade federal.  Trata-se de articular o trabalho  de investigação  com o  de  resgate,  recuperação  e  organização  de  fontes  documentais, tornando-os pertinentes, colocando-os  em relação até constituírem um conjunto,  por meio do qual  a  memória  coletiva   passa  a  ser  valorizada,  instituindo-se  em   patrimônio  cultural,   além  de  oferecer  importantes  subsídios   para estudos   e  investigações   de  pesquisadores  não  apenas  da UFRJ, mas também de outras  instituições  do  Rio  de  Janeiro,  do país  e  até mesmo do exterior.

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Referências

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Fávero, M. de L. de A. (2020). PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: origens e desenvolvimento. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(1), 357–381. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99374