Terceira Via e políticas educacionais: um novo mantra para a educação

Autores

  • Luís António Groppo Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Marcos Francisco Martins Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol24n22008.19251

Resumo

A partir da revisão da literatura especializada, o artigo objetiva relacionar a sociologia de Giddens com a doutrina da Terceira Via. Entre as propostas se destacam novas atribuições da sociedade civil e do Estado, sobretudo em matéria de políticas sociais e educacionais. Algumas continuidades entre a sociologia de Giddens e a Terceira Via são demonstradas, como a reflexibilidade, os resultados não-esperados das ações individuais e a imponderabilidade do capitalismo global, referendando concepções como a incapacidade humana para determinar sua história e a importância da formação do indivíduo reflexivo, através da educação, para enfrentar os desafios da contemporaneidade.

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Publicado

2011-03-27

Como Citar

Groppo, L. A., & Martins, M. F. (2011). Terceira Via e políticas educacionais: um novo mantra para a educação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 24(2). https://doi.org/10.21573/vol24n22008.19251

Edição

Seção

Artigos