Curso de Pedagogia ou Normal Superior?

Autores

  • Acácia Zeneida Kuenzer Universidade Federal do Paraná
  • Marli de Fátima Rodrigues Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19128

Resumo

Análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, salientando contradições presentes nas normas que regulamentam a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais e expressam acordos possíveis. A hipótese é que divergências favorecem modelos curriculares que acomodam interesses diversos, tanto públicos como mercantis. Conclui que a simples tradução do Pedagogo para o docente de educação infantil e anos iniciais, do magistério de nível médio e de cursos técnicos reduz o Curso de Pedagogia a um Curso Normal Superior. Destaca o caráter pragmático e utilitarista da formação proposta, identificando-a com a epistemologia da prática.

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Publicado

2011-03-20

Como Citar

Kuenzer, A. Z., & Rodrigues, M. de F. (2011). Curso de Pedagogia ou Normal Superior?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 23(2). https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19128

Edição

Seção

Artigos