Teoria de Administração Escolar em Querino Ribeiro e Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos

Autores

  • Djeissom Silva Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lourdes Marcelino Machado Universidade Estadual Paulista Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol23n12007.19011

Resumo

O artigo identifica traços das teorias de Administração EScolar produzidas por Querino Ribeiro e Lourenço Filho, mediante análise de seus respectivos livros, Ensaio de uma teoria da administração escolar e Organização e administração escolar. A biliografia, citada pelos dois autores, permitiu identificar raízes e processos de constituição de modelos teóricos, como o racional-burcrático, o de sistema social e o sócio-intervencionista. O conceito de funcionamento díptico e a perspectiva sociológica das escolas embasaram a investigação das condições e processos de produção de teorias. A análise de conteúdo possibilitou um panorama da evolução do conhecimento sobre Administração Escolar no Brasil durante o período de 1930-1963.

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Publicado

2011-03-13

Como Citar

Ribeiro, D. S., & Machado, L. M. (2011). Teoria de Administração Escolar em Querino Ribeiro e Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 23(1). https://doi.org/10.21573/vol23n12007.19011

Edição

Seção

Artigos