A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia de Abrantes Fortuna Universidade Federal Fluminense Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joaquim Gonçalves Barbosa Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol22n12006.18724

Resumo

O artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas.

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Publicado

2011-02-24

Como Citar

de Medeiros, A. M. S., Fortuna, M. L. de A., & Barbosa, J. G. (2011). A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 22(1). https://doi.org/10.21573/vol22n12006.18724

Edição

Seção

Artigos