Márcia Angela da Silva Aguiar: La formación a nivel de maestría y doctorado en debate

Autores/as

  • Josiane Buzioli Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação; Fundação Municipal Para Educação Comunitária (FUMEC), Campinas, SP, Brasil. josianebuzioli@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2934-1928
  • Bruna Colombo Da Roit Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. bruna.colombo@educa.campinas.sp.gov.br https://orcid.org/0009-0003-0011-4163
  • Solange Pozzuto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. solangepozzuto@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-0251-5014
  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br https://orcid.org/0000-0001-6534-2819

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.145023

Palabras clave:

Márcia Aguiar, Postgrado en Educación, Política Educativa

Resumen

Destacada investigadora en el campo de la Educación, Prof. Dra. Márcia Angela da Silva Aguiar, es sin duda un referente en las carreras de investigación en Educación. Con el objetivo de abordar la formación de investigadores a nivel de maestría y doctorado, se realizó una entrevista virtual en la que Márcia brindó sus aportes sobre temas como trayectoria académica, contexto de las políticas de formación docente, panorama de los estudios de posgrado en Educación en Brasil y el papel de la mujer en la investigación en Educación.

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Biografía del autor/a

Josiane Buzioli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação; Fundação Municipal Para Educação Comunitária (FUMEC), Campinas, SP, Brasil. josianebuzioli@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC- Campinas, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do AlfaRede. Diretora Educacional da Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas (FUMEC).

Bruna Colombo Da Roit, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. bruna.colombo@educa.campinas.sp.gov.br

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na linha de pesquisa em Políticas Públicas em Educação, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui título de Mestre em Educação pela PUC-Campinas (2015), também com bolsa CAPES, e é graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é vice-diretora efetiva na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas. É membro do grupo de pesquisa GRAPSE.

Solange Pozzuto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. solangepozzuto@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Campinas, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Matemática da Rede Pública Municipal de Educação de Campinas/SP, na Rede Pública Estadual de Educação de São Paulo e Professora da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC).

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais). É membro da Diretoria da Abave – Associação Brasileira de Avaliação Educacional, instituição na qual integrou o Conselho Científico (2016-2022), e do FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, onde também coordena o Grupo de Trabalho: Qualidade no Ensino Superior. Coordena a linha de pesquisa em Avaliação Educacional da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica.

Citas

AGUIAR, Marcia Angela Silva. Desafios e proposições para a formação docente no Brasil: uma entrevista de Márcia Angela para a RCC. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 3, 3ª Edição Regular, nº4, p. 10-13, 2016.

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; COSTA, Rafael Fernando da; WANDERCIL, Marcos. Mosaicos de uma trajetória acadêmica: homenagem a nosso querido professor Cleiton de Oliveira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, p. 1112-1124, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/116407/64419. Acesso em: 12 nov. 2024.

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; WANDERCIL, Marco; COSTA, Rafael Fernando da; MENEGHEL, Stela Maria. NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930. Acesso em: 10 nov. 2024.

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). Márcia Angela Aguiar, nova presidenta da Fundaj, visita espaços administrativos e equipamentos culturais da instituição federal. Portal Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias-1/marcia-angela-aguiar-nova-presidenta-da-fundaj-visita-espacos-administrativos-e-equipamentos-culturais-da-instituicao-federal. Acesso em: 23 nov. 2024.

MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Reformas regressivas e políticas públicas: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo – entrevista especial com Márcia Angela Aguiar. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 2, p. 726–728, 23 dez. 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13084. Acesso em: 7 nov. 2024.

Publicado

2025-04-24

Cómo citar

Buzioli, J., Colombo Da Roit, B., Pozzuto, S., & Calderón, A.-I. (2025). Márcia Angela da Silva Aguiar: La formación a nivel de maestría y doctorado en debate. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.145023