Márcia Angela da Silva Aguiar: A formação em nível de mestrado e doutorado em questão
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.145023Palavras-chave:
Márcia Aguiar, Pós-Graduação em Educação, Política EducacionalResumo
Pesquisadora de destaque no campo da Educação, a Profa. Dra. Márcia Angela da Silva Aguiar, é sem dúvida referência sobre carreira de pesquisa em Educação. Com objetivo de abordar a formação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, foi realizada uma entrevista de modo virtual em que Márcia deu suas contribuições sobre temas como trajetória acadêmica, contexto das políticas de formação de professores, panorama da pós-graduação em Educação no Brasil e o papel das mulheres na pesquisa em Educação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Marcia Angela Silva. Desafios e proposições para a formação docente no Brasil: uma entrevista de Márcia Angela para a RCC. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 3, 3ª Edição Regular, nº4, p. 10-13, 2016.
CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; COSTA, Rafael Fernando da; WANDERCIL, Marcos. Mosaicos de uma trajetória acadêmica: homenagem a nosso querido professor Cleiton de Oliveira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, p. 1112-1124, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/116407/64419. Acesso em: 12 nov. 2024.
CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; WANDERCIL, Marco; COSTA, Rafael Fernando da; MENEGHEL, Stela Maria. NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930. Acesso em: 10 nov. 2024.
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). Márcia Angela Aguiar, nova presidenta da Fundaj, visita espaços administrativos e equipamentos culturais da instituição federal. Portal Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias-1/marcia-angela-aguiar-nova-presidenta-da-fundaj-visita-espacos-administrativos-e-equipamentos-culturais-da-instituicao-federal. Acesso em: 23 nov. 2024.
MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Reformas regressivas e políticas públicas: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo – entrevista especial com Márcia Angela Aguiar. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 2, p. 726–728, 23 dez. 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13084. Acesso em: 7 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.