Desnormalizar a (oni)presença das tecnologias: Contribuições da abordagem sociomaterial para a mídia-educação

Autores

  • Lyana Virgínia Thédiga de Miranda Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Pedagogia, Campus Norte/Sede Uruaçu, Uruaçu, GO, Brasil. lyana.miranda@ueg.br https://orcid.org/0000-0003-0952-1016
  • Magda Pischetola University of Copenhagen, Department of Communication, Copenhagen, Dinamarca. m.pischetola@hum.ku.dk https://orcid.org/0000-0001-6697-2118

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141962

Palavras-chave:

Mídia-educação, Desnormalização, Sociomaterialidade, ChatGPT, PNED

Resumo

Desde os anos de 1960, a pesquisa e as políticas de educação midiática têm se concentrado no esforço de normalizar as tecnologias. Fundamentado na teoria sociomaterial, o artigo examina dois casos recentes: 1) a Política Nacional de Educação Digital (PNED), 2) a regulamentação do uso da inteligência artificial nas universidades da Dinamarca. A análise mostra como a normalização das tecnologias impossibilita qualquer abordagem crítica. Com base nos resultados, defende-se a necessidade de realizar políticas de mídia-educação capazes de questionar e desnormalizar o uso educacional de tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Pedagogia, Campus Norte/Sede Uruaçu, Uruaçu, GO, Brasil. lyana.miranda@ueg.br

Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Norte/Sede: Uruaçu, curso de Pedagogia. Doutora e Mestra em Educação, linha Educação e Comunicação, ambos pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/ECO/UFSC). Entre 2019-2020 foi bolsista do Programa "Pós-doutorado Nota 10" -  FAPERJ, no Programa de pós-graduação em Educação da PUC-Rio. É pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/UFSC/CNPq) e do Laboratório e Observatório da Esportiva (Labomídia/UFSC/CNPq). Desenvolve pesquisas no âmbito da Mídia-Educação e Educação Digital e Midiática com interesse nas teorias feministas neomaterialistas e Educação, práticas pedagógicas com tecnologias, audiovisual na Educação.

Magda Pischetola, University of Copenhagen, Department of Communication, Copenhagen, Dinamarca. m.pischetola@hum.ku.dk

Professora assistente da University of Copenhagen, Departamento de Comunicação (2022-presente). Entre 2020 e 2022 foi pós-doutoranda no projeto Teknosofikum da IT-University of Copenhagen. Entre 2014 e 2020 foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, e coordenadora do grupo de pesquisa Formação docente e Tecnologias (ForTec/CNPq). Sua área de pesquisa se concentra sobre teoria decolonial, estudos críticos e feministas, narrativas sobre tecnologias em educação, com foco no ensino superior.

Referências

ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2023.2253858. Acesso em: 20 maio 2024.

BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press, 2007.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2022.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008 . Acesso em: 19 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14533.htm . Acesso em: 10 out. 2024.

CALLON, Michel; LATOUR, Bruno. Unscrewing the big Leviathan: how actors macro-structure reality and how sociologists help them to do so. Advances in social theory and methodology: Toward an integration of micro-and macro-sociologies, v. 1, p. 277-303, 1981. Disponível em: http://www.bruno-latour.fr/node/388. Acesso em: 20 maio 2024.

CASTRO, José Aires de; RAABE, André Luís Alice; HEINSFELD, Bruna Damiani. Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, n. 33, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol33-edicao-tematica-xiv/. Acesso em: 19 maio 2024.

CONE, Lucas. The platform classroom: Troubling student configurations in a Danish primary school. Learning, Media and Technology, v. 48, n. 1, p. 52-64, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.2010093. Acesso em: 22 maio 2024.

DECUYPERE, Mathias; SIMONS, Maarten. Relational thinking in education: topology, sociomaterial studies and figures. Pedagogy, Culture & Society, v. 24, n. 3 , p. 371-386, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1110059. Acesso em: 20 maio 2024.

DRIESSENS, Olivier; PISCHETOLA, Magda. Danish university policies on generative AI: Problems, assumptions and sustainability blind spots. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 40, n. 76, 2024. Disponível em: https://tidsskrift.dk/mediekultur/article/view/143595. Acesso em: 10 maio 2024.

ELEÁ, Ilana Sampaio (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Suécia: Nordicom, University of Gothenburg, 2014. 292 p.

ELEÁ, Ilana Sampaio; PISCHETOLA, Magda. Metodologias participativas: contribuições da The International Clearinghouse on Children, Youth and Media. In: BRITES, Maria José; JORGE, Ana; CORREIA, Sílvio (Ed.). Metodologias participativas: os media e a educação. Covilhã: LabCom, 1, 251-269, 2015.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483/2501. Acesso em: 19 maio 2024.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação e cinema na escola. Teias, a. 8, n. 15-16, jan./dez. 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24008. Acesso em: 19 maio 2024.

FANTIN, Monica; MARTINS, Karine Joulie. Entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23. In: FRESQUET, Adriana; ALVARENGA, Clarisse. Cinema e educação digital: a Lei 14.533. Reflexões, perspectivas e propostas. Rio de Janeiro: Universo Produção, 2023, p. 40-53.

FENWICK, Tara; EDWARDS, Richard; SAWCHUK, Peter. Emerging Approaches to Educational Research. London and New York: Routledge, 2011.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Educational technologies as tools: Critical considerations on a fundamental metaphor. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 112. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3864 . Acesso em: 30 jun. 2024.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 10919-10919, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10919. Acesso em: 19 maio 2024.

GIRARDELLO, Gilka. A imaginação no contexto da recepção. Animus Revista Interamericana de Comunicação Midiática, V. II, n.1, Santa Maria, EDUFSM, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/90297. Acesso em: 20 maio 2024.

GONNET, Jacques. Éducation et Médias. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773 Acesso em: 8 maio 2024

HARAWAY, Donna. A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century. In: Simians, Cyborgs, and Women: The Reinvention of Nature. Routledge, 1991.

JENKINS, Henry. Fans, bloggers, and gamers: Exploring participatory culture. NYU Press, 2006.

JO, Hyeon. Decoding the ChatGPT mystery: A comprehensive exploration of factors driving AI language model adoption. Information Development, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/02666669231202764. Acesso em: 10 ago. 2024.

KHAN, Samia; VANWYNSBERGHE, Robert. Cultivating the under-mined: Cross-case analysis as knowledge mobilization. Forum: qualitative social research, v. 9, n. 1, p. 34-45, 2008. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/334/730. Acesso em: 10 ago. 2024.

LANDRI, Paolo. The sociomateriality of education policy. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 36, n. 4, p. 596–609, 2014. Disponível em:https://doi.org/10.1080/01596306.2014.977019 Acesso em: 10 ago. 2024.

LENZ TAGUCHI, Hillevi. Images of thinking in feminist materialisms: ontological divergences and the production of researcher subjectivities. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 706–716, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09518398.2013.788759. Acesso em: 8 ago. 2024.

MASTERMAN, Len. Future Developments in TV & Media Studies: An Ecological Approach to Media Education', pp. 87-92. London: British Film Institute, 1985.

MERTEN, Kai. Diffractive Reading. New Materialism, Theory, Critique. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2021.

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Mídias, tecnologias e Educação Física: inspirações do Novo Materialismo (Feminista). Cadernos do Aplicação, v. 36, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.134125. Acesso em: 8 ago. 2024.

NOVOA, António; YARIV-MASHAL, Tali. Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? In: World Yearbook of Education 2014, pp. 13-30. London: Routledge, 2014.

PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de; ALBUQUERQUE, Paula. The invisible made visible through technologies’ agency: a sociomaterial inquiry on emergency remote teaching in higher education, Learning, Media and Technology, v. 46, n. 4, p. 390–403, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2021.1936547. Acesso em: 8 maio 2024.

PISCHETOLA, Magda. Da crítica à criatividade: olhares sobre os projetos de mídia educação no Brasil. Atos de pesquisa em Educação, v. 8, n. 1, p. 386-401, 2013. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3681. Acesso em: 8 maio 2024.

PISCHETOLA, Magda, DIRCKINCK-HOLMFELD, Lone. Denormalising the Future Digital University: A feminist and Decolonial Perspective. Networked Learning Conference, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://journals.aau.dk/index.php/nlc/article/view/8068. Acesso em: 8 maio 2024.

ROCHA, Rosineide; FISCARELLI, Silvio Henrique; RODRIGUES, Rodolfo Augusto. Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação, Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 1, p. 270–284, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13422. Acesso em: 10 maio 2024.

RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Críticas, v. 26, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28150. Acesso em: 10 ago. 2024.

SELWYN, Neil. Digital degrowth: Toward radically sustainable education technology. Learning, Media and Technology, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2022.2159978. Acesso em: 22 ago. 2024.

SELWYN, Neil; HILLMAN, Thomas; EYNON, Rebecca; FERREIRA, Giselle; KNOX, Jeremy; MACGILCHRIST, Felicitas; SANCHO-GIL, Juana Maria. What’s next for Ed-Tech? Critical hopes and concerns for the 2020s. Learning, Media and Technology, v. 45, n. 1, p. 1-6, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1694945. Acesso em: 22 ago. 2024.

SILOVA, Iveta; RAPPLEYE, Jeremy. Beyond the world culture debate in comparative education: critiques, alternatives and a noisy conversation. Globalisation, Societies and Education, v. 13, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767724.2014.967482. Acesso em: 22 ago. 2024.

VENCO, Selma Borghi; SEKI, Allan Kenji. Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 448–471, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54144. Acesso em: 22 ago. 2024.

WICHMAND, Mette; PISCHETOLA, Magda; DIRCKINCK-HOLMFELD, Lone. How to Design for the Materialisation of Networked Learning Spaces: A Cross-Case Analysis. In: Sustainable Networked Learning: Individual, Sociological and Design Perspectives (pp. 145-165). Cham: Springer Nature Switzerland, 2023.

WILLIAMSON, Ben. New power networks in educational technology. Learning, Media and Technology, v. 44, n. 4, p. 395-398, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2019.1672724. Acesso em: 10 maio 2024.

Publicado

2025-05-31

Como Citar

Miranda, L. V. T. de, & Pischetola, M. (2025). Desnormalizar a (oni)presença das tecnologias: Contribuições da abordagem sociomaterial para a mídia-educação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141962

Edição

Seção

Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas