Da Secretaria Escolar Digital ao Business Intelligence total: plataformização na rede estadual paulista

Autores

  • Luis Renato Silva Maldonado Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar, Guarulhos, SP, Brasil. lrsmaldonado@unifesp.br https://orcid.org/0000-0002-1233-7570
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Departamento de Educação, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, SP, Brasil. jacomini.marcia@unifesp.br https://orcid.org/0000-0001-9603-9732

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.140507

Palavras-chave:

Plataformização, Gestão escolar, Rede Estadual Paulista

Resumo

Neste texto investigamos o processo de plataformização na rede estadual de ensino de São Paulo. Com base em dados de pesquisa, examinamos o impacto dessas mudanças nas práticas de gestão de diretores/as de escola. As análises indicam que a plataformização da rede tem provocado significativas transformações na gestão escolar, com maior ênfase nos dispositivos da Nova Gestão Pública. Essas mudanças têm resultado em uma hiperburocratização dos processos escolares e convertido a direção escolar em um tipo de gerência do accountability digital exercido pelas plataformas.

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Biografia do Autor

Luis Renato Silva Maldonado, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar, Guarulhos, SP, Brasil. lrsmaldonado@unifesp.br

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com estágio sanduíche na Universitat de València (Espanha).

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Departamento de Educação, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, SP, Brasil. jacomini.marcia@unifesp.br

Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

 

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Silva Maldonado, L. R., & Jacomini, M. A. (2025). Da Secretaria Escolar Digital ao Business Intelligence total: plataformização na rede estadual paulista. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.140507

Edição

Seção

Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas