Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:

interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763

Palavras-chave:

Avaliação, Conselhos Estaduais de Educação, Educação Superior, Regulação, SINAES.

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a  política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora  atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito  da educação superior estadual.

 

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Biografia do Autor

Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faz parte do Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação (GEPPEA). Dedica-se a estudos sobre Políticas Educacionais, Avaliação Educacional e Currículo. Professora Sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Professora nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa
(UEPG). Dedica-se a estudos relacionados as Políticas e Avaliação da Educação. Professor do Adjunto do Departamento de Educação e do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA

Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Dedica-se ao estudo dos temas Gestão Educacional, Gestão Escolar, Políticas Curriculares e Políticas de Avaliação. Professora Adjunta do Instituto de Ciência Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais (GEFOPPE). Dedica-se a estudos sobre Formação de Professores, Políticas educacionais, Avaliação Educacional, Matrizes de Referência, Metodologias Ativas e Educação em Ciências. Professora Adjunta II do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

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Obs: As referências dos documentos normativos dos Conselhos Estaduais de Educação podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/document/d/1VImnxlBR9H3MlZ_AwLtDi9Ei6kPWGDJD/edit?usp=sharing&ouid=110519731658080929559&rtpof=true&sd=true

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

Brandalise, M. Ângela T. A. T., Borges, R. M., Oliveira, M. E. N. O. N., & Silva, N. F. da. (2022). Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763

Edição

Seção

Seção temática: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção