Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:

interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763

Palavras-chave:

Avaliação, Conselhos Estaduais de Educação, Educação Superior, Regulação, SINAES.

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a  política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora  atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito  da educação superior estadual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faz parte do Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação (GEPPEA). Dedica-se a estudos sobre Políticas Educacionais, Avaliação Educacional e Currículo. Professora Sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Professora nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa
(UEPG). Dedica-se a estudos relacionados as Políticas e Avaliação da Educação. Professor do Adjunto do Departamento de Educação e do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA

Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Dedica-se ao estudo dos temas Gestão Educacional, Gestão Escolar, Políticas Curriculares e Políticas de Avaliação. Professora Adjunta do Instituto de Ciência Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais (GEFOPPE). Dedica-se a estudos sobre Formação de Professores, Políticas educacionais, Avaliação Educacional, Matrizes de Referência, Metodologias Ativas e Educação em Ciências. Professora Adjunta II do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Vicente de Paula. Uma análise do processo de formação das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 10, n. 1, p. 9-30, mar. 2005.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

BORDIGNON, Genuíno. Conselho Municipal de Educação. In: BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. p. 53-88.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996 Brasília, 1996.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior û SINAES e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de abril de 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Conselhos Estaduais de Educação. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Apresentação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/apresentacao. Acesso em: 28 fev. 2022.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não Probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Administração On-line, São Paulo, v. 2, n. 3, p.1-15, set. 2001.

SGUISSARDI, Valdemar. Para Avaliar Propostas de Avaliação do Ensino Superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 76, n. 184, p. 549-578, set./dez. 1995.

TRINDADE, Hélgio. Desafios, institucionalização e imagem pública da CONAES. Brasília: UNESCO; MEC, 2007.

VERHINE, Robert. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015.

ZANDAVALLI, Carla Busato. Avaliação da educação superior no Brasil: os antecedentes históricos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 385-438, jul. 2009.

Obs: As referências dos documentos normativos dos Conselhos Estaduais de Educação podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/document/d/1VImnxlBR9H3MlZ_AwLtDi9Ei6kPWGDJD/edit?usp=sharing&ouid=110519731658080929559&rtpof=true&sd=true

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Brandalise, M. Ângela T. A. T., Borges, R. M., Oliveira, M. E. N. O. N., & Silva, N. F. da. (2022). Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763

Edição

Seção

Seção temática: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção