Educação e ciclos políticos, em Portugal –
Que relações? Evidências das últimas décadas
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122619Palavras-chave:
educação superior, políticas públicas, ciclos políticos, enquadramento político e económico da governaçãoResumo
O papel do ensino superior no desenvolvimento, exige políticas públicas educativas que impactam nos indivíduos e na sociedade. Neste artigo, analisa-se a evolução da procura de ensino superior, no período 2000-2020 em Portugal, à luz de políticas públicas conduzidas em contextos diferentes: períodos de crescimento económico e de austeridade; períodos de governação de centro-direita e de centro-esquerda, a fim de perceber se existe ligação entre a procura de educação e o enquadramento político do governo aceitando-se a hipótese de que a procura varia consoante o espectro político do governo.
Downloads
Referências
BECKER, Gary. Human Capital – A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. New York: Columbia University Press, 1964.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Les Héritiers. Paris : Les Éditions Minuit, 1964.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction. Paris: Les Éditions Minuit, 1970.
CERDEIRA, Luísa. O Financiamento do Ensino Superior Português. A partilha de custos. Tese de Doutoramento. Coimbra: Almedina, 2009.
CERDEIRA, Luisa. Financiamento: evolução e tendências. In Margarida Mano (Coord.). Roteiro do plane(j)amento estratégico. percursos e encruzilhadas do ensino superior no espaço de língua portuguesa. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O crescimento do Ensino Superior no Portugal democrático: evolução da pós-graduação e da produção científica. Eccos – Revista Científica, n. 51, p. 1-24, 2019.
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Portuguese Scientific System Growth and Public Funding of Higher Education between 1995 and 2020. In R. V. Nata (Ed.). Progress in Education – Volume 67. New York: Nova Science Publishers, p. 77-107, 2021.
DGES. Direção-Geral do Ensino Superior – Legislação. Disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt/legislacao/todas. Acesso em: 15 fev. 2022.
INE. Instituto Nacional de Estatística. Disponível em: https://www.ine.pt/. Acesso em: 15 fev. 2022.
LOPES, Margarida Chagas. Educação, desenvolvimento e conhecimento: novas roupagens da troca desigual e globalização. O caso da África subsariana. In Grandes Lições. Volume 2. Fundação Calouste Gulbenkian. Próximo Futuro. Lisboa: Tinta da China. 1.ª edição, 111-135, 2013.
PORDATA. Estatísticas de Portugal – Base de Dados de Portugal Contemporâneo. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal. Acesso em: 10 fev. 2022.
PORTUGAL. Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (PO13). Proposta de Orçamento do Estado para 2021. Disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt/content/proposta-de-orcamento-de-estado-para-2021-ciencia-tecnologia-e-ensino-superior-po13. Acesso em: 1 nov. 2020.
PORTUGAL. Governo de Portugal. Disponível em: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22. Acesso em: 15 fev. 2022.
SCHULTZ, Theodore. Investment in Human Capital. American Economic Review, v. 51, n. 1 p.1-17, 1961.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.