PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: CATEGORIAS DE ANÁLISE E INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS (2016-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.112143

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Produção acadêmica, Categorias de Análise, Indicadores bibliométricos

Resumo

Este artigo analisou a produção acadêmica recente do período de 2016-2019 produzida em reação à atual reforma do ensino médio (lei n. 13415/17). A partir do estudo de dois segmentos de trabalhos composto por artigos e teses/dissertações, operou-se a indicação das principais categorias de análise e palavraschave e, posteriormente, utilizando indicadores bibliométricos realizou-se a classificação dos 18 trabalhos que tiveram maior impacto no meio acadêmico. Em síntese, os trabalhos indicaram criticamente as diversas implicações, limites e objetivos da reforma sem perder de vista seu contexto político, econômico e ideológico mais amplo que lhe deram origem.

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Biografia do Autor

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Departamento de Educação Política e Sociedade (DEPS). Centro de educação (CE). Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação (UFES), Doutor em Educação e Pós-doutor em historiografia da educação profissional (UFF). Professor associado II da UFES e membro do PPGE-UFES.

Zilka Sulamita Teixeira, Faesa Centro Universitario e Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Pedagoga (2004) e Mestre (2016) em Educação pela UFES. Gestora do centro universitário FAESA e Doutoranda no Programa de Pós graduação em Educação (PPGE-UFES).

Renan dos Santos Sperandio, Prefeitura da Serra, Cariacica, ES, Brasil

Prefeitura da da Serra-ES. Professor do ensino fundamenta I lotado na Secretaria de educação do município da Serra-ES. Pedagogo pela UFES e Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em educação da UFES.

Marcos Lengrub da Silva, Secretaria estadual de educação SEDU-ES e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil

Secretaria estadual de educação SEDU-ES. Professor da rede estadual e Mestrando em Educação no programa de pós-graduação em Educação da UFES. Licenciado em Matemática pela FASC, mestrando no PPGE-UFES e membro do grupo de estudos e pesquisas Getae-LAGEBES-UFES (grupo de estudos e pesquisas de gestão, trabalho e avaliação educacional do laboratório de gestão da educação básica do Espírito Santo).

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da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento

do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos

incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro

a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas

as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art.

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da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação

das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de

, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de

de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Lima, M., Teixeira, Z. S., Sperandio, R. dos S., & da Silva, M. L. (2023). PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: CATEGORIAS DE ANÁLISE E INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS (2016-2019). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.112143