PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111559Keywords:
Educação superior, Enem, desigualdade educacionalAbstract
O artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes.Downloads
References
ANDRADE, Renato Júdice; SOARES, José Francisco. O efeito da escola básica brasileira. Estudos em Avaliação Educacional. v. 19, n. 41, set./dez. 2008. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1456/1456.pdf
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 85, p. 1057-1090, out./dez. 2014 https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n85/v22n85a09.pdf
BOUDON, R. A desigualdade das oportunidades. Brasília, DF, Brasil: Editora UnB, 1981.
BRASIL, MEC. Lei nº 9. 394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, CXXXIV, nº248, 3/12/1996.
BREEN, Richard; JONSSON, Jan. O. Analyzing educational careers: a multinomial transition model. American Sociological Association, Vol. 65, No. 5, pp. 754-772, October, 2000. Disponível em https://www.academia.edu/942779/Analyzing_educational_careers_A_multinomial_transition_model
BROKE, Nigel; SOARES José Francisco (orgs). Introdução. Pesquisa em Eficácia Escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMJ, 2008.
CASTRO, Maria Helena Magalhães; TIEZZI, Sérgio. Reforma do Ensino Médio e a implantação do Enem no Brasil. In. Os desafios da educação no Brasil. Brock, Colin & Schwartzmam, Simom (org). Rio de Janeiro: Ed. Nova fronteira, 2007.
CASTRO, Maria Helena G. Avaliação do sistema educacional brasileiro – Tendências e Perspectivas. Brasília: INEP, 1998.
COSTA, Marcio da et. al. Oportunidades e Escolhas: Famílias e Escolas num sistema escolar desigual. In. ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (orgs.). Família e Escola – novas perspectivas de analise. Petrópolis: Vozes, 2013.
FRESNEDA, Betina. Desigualdades no ensino médio brasileiro. avanços e persistências. (tese). Programa de Pós-graduação em Sociologia, IESP/UERJ, Rio de Janeiro, 2012.
HOUT, Michael; RAFTERY, Adrian E. Maximally Maintained Inequality: Expansion, Reform, and Opportunity in Irish Education. Sociology of Education n. 66: 41-62, 1993.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2018.
JUNIOR, Paulo Lima. Crítica sociológica do Exame Nacional do Ensino médio: uma análise bourdiana. Trabalho apresentado no X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015
LOPES, Alicia Casimiro.; LÓPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: caso do Enem. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 89-110, abr. 2010. Disponível https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100005&script=sci_abstract&tlng=pt
LUCAS, Samuel R. Effectively Maintained Inequality: Educational Transitions and Social Background. American Journal of Sociology 106: 1642-1690, may, 2001.
MARE, Robert. D. Social Background and School Continuation Decisions. Journal of the American Statistical Association, 75: 295-305, 1980.
MARTELETO, L.; MARSCHNER, M.; CARVALHAES, F. Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 46, parte B, p. 99-111, 2016. Disponível em file:///C:/Users/Pc/Downloads/Educational_stratification_after_a_decad.pdf
MONT’ALVÃO, Arnaldo. Estratificação Educacional no Brasil do Século XXI. In. DADOS– Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol.54, nº 2, 2011, pp.389 a 430. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/dados/v54n2/v54n2a06.pdf
NASCIMENTO Matheus Monteiro, CAVALCANTI, Claudio. OSTERMANN . Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. Rev. Bras. Ensino Fís. vol.40 no.3 São Paulo 2018 Epub Jan 18, 2018 Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172018000300501&script=sci_abstract&tlng=pt
RIBEIRO, Carlos Antônio Costa. Desigualdade de Oportunidades no Brasil. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.
___________________________; CENEVIVA, Ricardo.; BRITO, Murilo M. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. (Org.) Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015. p.79-108
SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 1999.
SILVA, N. do V. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In. Origens e Destinos. SILVA, Nelson do V.; HASENBALG, Carlos (orgs). Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.
SILVA, Nelson do V.; HASENBALG, C. Tendências da desigualdade Educacional no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais. Vol. 43, nº 3, 2000.
SCHWARTZMAN, Simon. O Viés Acadêmico na Educação Brasileira. In. Brasil: nova agenda social. SCHWARTZMAN, Simon e BACHA, Edmar. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
SCHUTZ, A. Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
VIGANO, Esdras, MATTOS, Cristiano. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.417-438. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812013000200005&script=sci_abstract&tlng=pt
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.