Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.107529

Palavras-chave:

Política de Cotas, Simulação, Logit

Resumo

Este trabalho visa analisar a política de cotas implementada pela Lei nº 12.711/2012 nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, comparando a incidência dos candidatos cotistas aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada e a incidência desses indivíduos em uma simulação sem o sistema de cotas. A comparação foi auxiliada por meio da estatística qui-quadrado e pelo modelo Logit interpretado pelas razões de chances (Odds Ration). Os resultados mostram que na ausência da política, a incidência de alunos egressos do ensino médio público se reduziria expressivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ykaru Gomes Wagner, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa em (2020). Interessado por temas relacionados à Políticas Públicas Educacionais e Ciências Agrárias. 

Leonardo Chaves Borges Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Econômicas (2009) pela Universidade Federal da Bahia. Mestre (2012) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (2016) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa DER/UFV.

Cristiana Tristão Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências econômicas (2007), Mestre (2010) e Doutora em Economia Aplicada (2014) pela Universidade Federal de Viçosa, com período de sanduíche na University of Califórnia, Riverside (2012). Atualmente é professora do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 13.409, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2016, altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.

BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em . Acesso em: 17 de outubro de 2018.

BRASIL. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 (regulamenta a Lei 12.711/2012).

BRASIL. DECRETO nº 9.034, DE 20 DE ABRIL DE 2017.

BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. Editora Atlas SA, 2013.

CUNHA, C. G. S. DA. Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: tendências recentes e experiências no Brasil. Secretaria de Coordenação e Planejamento/RS, 2006.

DA SILVA GREGORIO, T, F; DOS SANTOS, R. C. E; MARTINS, E. R. Cálculo atuarial de projeção de receitas e custos das pensões dos militares das forças armadas do Brasil. Blucher Marine Engineering Proceedings, v. 2, n. 1, p. 896-909, 2016.

DA SILVA JÚNIOR, L. H.; SAMPAIO, Y. Notas sobre pobreza e educação no Brasil. Problemas del desarrollo, v. 41, n. 163, p. 75-97, 2010.

FERREIRA, F. H. G. Os determinantes da desigualdade de renda no Brasil: luta de classe ou heterogeneidade educacional? Texto para Discussão, n. 415, fev./2000.

FONAPRACE - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Brasília, 2011.

HERINGER, R.; FERREIRA, R. Análise das principais políticas de inclusão de Estudantes negros no ensino superior no Brasil no período 2001 – 2008. In: PAULA, M. de; HERINGER, R. (Orgs.) Caminhos convergentes – Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009, p. 137-162.

IOSIF, R. M. G. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação da pobreza e desigualdade no Brasil. 2007. 310f. Tese (Doutorado em Política Social), Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

LEVIN, J; FOX, J. A; FORDE, D. R. Estatística para Ciências Humanas. 11ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LYNN, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica, Calif.: Goodyear. 1980

MEAD, L. M. Public policy: vision, potential, limits. Policy Currents, v. 5, p. 1–4, 1995.

MINCER, J. Schooling, experience, and earnings. New York: National Bureau of Economic Research: Columbia University, 1974.

PIOVESAN, F. Ações Afirmativas sob a perspectiva dos Direitos Humanos. In: SANTOS, S. A. dos. (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade. 2005.

RUA, M. DAS G. Políticas públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2009.

SOUZA, A. C.; BRANDIALISE, M. A. T. A política de cotas da UEPG: Da implantação à implementação de uma política pública. In: IX ANPED Sul. Anais: Caxias do Sul. 2012.

SOUZA, C Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45, 2006

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Wagner, Y. G., Borges Cardoso, L. C., & Rodrigues, C. T. (2021). Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 394–416. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.107529