O princípio da autonomia na universidade brasileira: sentidos em disputa

Autores

  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Garmus Universidade Federal da Fronteira Sul Servidor Público Federal

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105947

Palavras-chave:

Educação superior. Política educacional. Autonomia universitária. Constituição Federal de 1988

Resumo

O princípio da autonomia tem estado no centro das discussões desde a criação das primeiras universidades. Os tensionamentos têm sido motivados, em geral, pelas disputas presentes no interior da sociedade e do Estado. O objetivo deste texto é apresentar os resultados de um estudo sobre a autonomia na tradição universitária brasileira. A pesquisa evidenciou, entre outros aspectos, uma estreita correlação entre democracia e autonomia.

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Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. 

Ricardo Garmus, Universidade Federal da Fronteira Sul Servidor Público Federal

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Servidor Público Federal. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. 

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Trevisol, J. V., & Garmus, R. (2021). O princípio da autonomia na universidade brasileira: sentidos em disputa. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(1), 307–326. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105947