Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896

Palavras-chave:

Pesquisa e inovação responsáveis, RRI, Educação em rede, Escolarização aberta, Educação escolar indígena,

Resumo

Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.

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Biografia do Autor

Luziana Quadros da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Mídia do Conhecimento, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis (UFSC). Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC).

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, CNPq.

Alexandra Okada, Open University (OU UK)

Pesquisadora Sênior da Academia Superior de Educação (UK). Pesquisadora e Professora Honorária, PhD & MSc  Educação, BSc Ciências da Computação, Postdoc Educação Aberta. Líder da Comunidade Colearn e RRIData.com.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Rosa, L. Q. da, Souza, M. V. de, & Okada, A. (2020). Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(3), 1046–1067. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos