Programa escola acessível: a política e o âmbito escolar

Autores

  • Edson Francisco de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Maviael Leonardo Almeida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104885

Palavras-chave:

Política de inclusão escolar, Pessoas com deficiência, Acessibilidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções sobre as repercussões do Programa Escola Acessível em uma escola estadual de Pernambuco/ Brasil. À luz da Análise de Conteúdo, tecemos considerações a partir de registros de observações in loco e de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação e com alunos sobre a garantia de acessibilidades arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica à pessoa com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões ressaltam medidas que potencializem o exercício da autonomia do aluno como eixo basilar das escolas acessíveis.

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Biografia do Autor

Edson Francisco de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, educação, gestão de pessoas, gestão educacional e democratização.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Andrade, E. F. de, & Santos, M. L. A. dos. (2020). Programa escola acessível: a política e o âmbito escolar. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1068–1087. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104885

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos