A Formação Jurídica No Brasil No Contexto Da Sociedade Do Conhecimento

Características De Ingenuidade A Partir De Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • José Alexandre Ricciardi Sbizera Escola de Direito das Faculdades Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.123270

Resumo

Vive-se um tempo denominado sociedade do conhecimento. Em paralelo a isso, observa-se na realidade histórica um estado de crise da formação jurídica no Brasil, de onde derivam possivelmente outros problemas. O trabalho é dividido em duas partes principais. A primeira dedica-se a apresentar o referencial teórico do presente estudo: características de ingenuidade tais como identificadas por Álvaro Vieira Pinto. A segunda aborda aspectos do problema levantado: as contradições existentes na formação jurídica pretendida no Brasil e nas pretensões da sociedade do conhecimento e a realidade. Conclui-se que aparentemente a formação jurídica brasileira não faz alterar características de ingenuidade do pensamento do jurista. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, com abordagem bibliográfica e caráter ensaístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alexandre Ricciardi Sbizera, Escola de Direito das Faculdades Londrina

Especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado Profissional em Direito, Sociedade e Tecnologias da Escola de Direito das Faculdades Londrina.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Ricciardi Sbizera, J. A. (2023). A Formação Jurídica No Brasil No Contexto Da Sociedade Do Conhecimento: Características De Ingenuidade A Partir De Álvaro Vieira Pinto. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 18(1), 200–232. https://doi.org/10.22456/2317-8558.123270