Mestranda em Estudos de Literatura (PPGLit/UFSCar) na Universidade Federal de São Carlos, Graduada em Letras Português/Inglês. Bolsista CAPES, código de financiamento 001, processo 88882.426934/2019-01
Para que um livro chegue às mãos de seus leitores, há uma série de processos e procedimentos editoriais, que se iniciam na escrita, passam pela revisão, diagramação, impressão e distribuição dos exemplares. Esses processos são os mesmos, guardadas as diferenças de escala, para todos os livros, incluindo os best-sellers como S., obra de J. J. Abrams e Doug Dorst, objeto de nosso estudo. Nestes breves parágrafos, pretendemos descrever a campanha de marketing liderada pela editora Intrínseca, analisando o caminho traçado para o lançamento da obra no Brasil e nos Estados Unidos, a fim de que o livro figurasse nas listas dos mais vendidos da editora nesses países. Para isso, fazemos uso do método midiológico, recuperando seus vestígios de circulação à época de seu lançamento para compor as considerações de análise.
Palavras-chave:Mediação editorial. Humanidades digitais. Objetos editoriais. Literatura contemporânea. Indústrias criativas.
DORETTO, Vitória Ferreira. S.: Questões de autoria no objeto editorial criado por J. J. Abrams e Doug Dorst. 2017. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
INTRÍNSECA. Disponível em: www.intrinseca.com.br.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos editoriais: Autoria e Textualização. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016.
THOMPSON, John B. Livros ‘Importantes’. In: THOMPSON, J. B. Mercadores de Cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
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