Anderson dos Santos Batista, atuando como Fercho Marquéz-Elul, é mestre bolsista CAPES em Poéticas Visuais (2018) pela UFRGS, sob o projeto de pesquisa As extensões da memória: a experiência artística e outros espaços, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Maria Ivone dos Santos e licenciado em Artes Visuais pela UEL (2016). Empreende através de objetos tridimensionais, frequentemente em madeira e glicerina, como também em fotografias e outros meios, questões sobre criação e instauração de processos artísticos, espacialidade, territorialidade e morte e processos de moldagem, perpassado também pelo dado da palavra e seus avizinhançamentos com o imaginário, a memória, o silêncio e a mudez, com as interdições e os inacessos do mundo. Orcid: 0000-0002-4302-8156
Este artigo objetiva a inserção crítica na prática poética da artista contemporânea francesa Sophie Calle, proeminente em uma trajetória que perpassa diversos gêneros artísticos como artes visuais e literatura compreendidos em uma variedade de suportes como fotografia, publicação em livro, instalação, performance. Analisa procedimentos de criação em que estão articuladas imagem fotográfica e verbal em relação a narrativas pessoais. Aporta questões provenientes da inter-relação entre os campos do real e do ficcional, entre visibilidade e vazio, entre deslocamento e perseguição, entre memória e fio. Esse trabalho se estabelece na análise ensaística de suas obras e escritos em articulação com bibliografia pertinente do campo artístico, crítico, filosófico e antropológico, como também, investiga suas estratégias de criação através de novos desdobramentos conceituais e teóricos.
This article aims the critical insertion in the poetic practice of the French contemporary artist Sophie Calle, prominent in a trajectory that crosses several artistic genres such as Visual Arts and Literature comprised in a variety of supports such as photography, book publishing, installation and performance. It analyzes her creation procedures in which photographic and verbal images are articulated in relation to personal narratives. It raises questions from the interrelationship between the fields of the real and the fictional, between visibility and void, between displacement and shadowing, between memory and thread. This work is established in the essay analysis of her works and writings in conjunction with pertinent bibliography from the artistic, critical, philosophical and anthropological fields, as well as it aims to investigating her creative strategies through new conceptual and theoretical developments.
BAUDRILLARD, Jean. Please Follow Me. In: CALLE, Sophie. Suite Venitienne. Translated by Dany Barash and Danny Hatfield. Seattle: Bay Press, 1988.
BÉNICHOU, Anne. Esses documentos que são também obras... Tradução: Flávio Gonçalves. Revista-Valise, Porto Alegre, ano 3, v. 3, n. 6, p. 171-191, dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/view/44418/28601. Acesso em: 29 jul. 2019.
BOUCHARD, Pascale. Le visible et l'invisible chez Sophie Calle : variations autour du seuil. Université du Québec à Montréal, jan. 2012. Disponível em: https://archipel.uqam.ca/4497/1/M12335.pdf. Acesso em: 28 jul. 2019.
BOUILLIER, Grégoire. O convidado surpresa. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
BUENO, Arthur. Por um fio. São Paulo: Edições Aurora, 2015.
CALLE, Sophie. Histórias reais. Tradução: Hortencia Santos Lencaster. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução: Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CAMART, Cécile. As estratégias editoriais de Sophie Calle. Tradução: Márcia Arbex e Lívia Cristina Lopes Chaves. Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 112-129, nov. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15688. Acesso em: 04 ago. 2020.
CANONGIA, Ligia; PERES, Adon. Meias verdades: Demi-vérités. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2009.
D'ANGELO, Biagio. Suite vénitienne, de Sophie Calle. Viagem autofotobiográfica com sombras, máscaras e mapas de ilusão. FronteiraZ: São Paulo, n. 14, p. 195-206, jul. 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/22871/17070. Acesso em: 28 jul. 2019.
DIDI-HUBERMAN, George. Sobre o fio. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.
DÉCARIE, Isabelle. Un duel entre la main et l'œil: intensités du rapport texte-image dans certains phototextes de Sophie Calle. Études françaises, v. 42, n. 2, p. 25-45, 2006. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/etudfr/2006-v42-n2-etudfr1426/013862ar/. Acesso em: 28 jul. 2019.
GADAMER, Hans-Georg. A imagem emudecida. Tradução: Paulo Venâncio Filho. Revista Gávea, Rio de Janeiro, n. 6, p. 123-133, 1988. Disponível em: https://issuu.com/rlprod/docs/gavea_6. Acesso em: 03 ago. 2020.
JUDD, Donald. Objetos específicos. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Tradução: Pedro Süssekind, Flávia Anderson, Fernanda Abreu, Eliana Aguiar e André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.