PRESSUPOSTOS ACERCA DOS COMPONENTES FÍSICOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85728Palavras-chave:
Leitura de mundo, Anos Iniciais, Elementos Físicos.Resumo
Este trabalho está consubstanciado na reflexão sobre a leitura de mundo, durante a construção do conhecimento dos escolares nos Anos Inicias. Possibilitar aos escolares que reconheçam o ambiente onde se relacionam, convivem e crescem, são algumas prerrogativas para que os elementos físicos possam compor a formação cidadã, potencializar e favorecer o raciocínio geográfico. Os objetivos desse trabalho estão pautados em, analisar a leitura de mundo, de forma que os conteúdos dos elementos físicos de Geografia tornem-se relevantes para os escolares que os aprendem. Acreditamos na potencialidade de ensinar esses conteúdos, tendo como ponto de partida a leitura de mundo, pois ela antecede a leitura da palavra. Cabe também neste texto, discutir questões relacionadas ao ensino de Geografia e formação de professores, a fim de compreender como os conteúdos são mobilizados tendo como referência a realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-09-2018
Como Citar
GALVÃO, I. de C. C.; ALVES, A. O.; SOUZA, M. Ítala A. PRESSUPOSTOS ACERCA DOS COMPONENTES FÍSICOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 147–154, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85728. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85728. Acesso em: 25 jun. 2025.