A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85600Palavras-chave:
ensino de geografiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como é abordado o conceito de paisagem por professores e livro didático, no ensino médio, nas escolas públicas estaduais e federais de Porto Nacional – TO. Foram analisados os livros didáticos de Geografia de 08 escolas de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Porto Nacional (sendo 02 escolas rurais) e 01 instituição federal. Para atingirmos esse objetivo geral iniciamos nosso trabalho com uma revisão bibliográfica com a análise das transformações do conceito de paisagem na história da ciência geográfica e posteriormente analisamos como o conceito de paisagem é abordado pelas coleções didáticas adotadas pelas escolas. Constatou-se que o conceito de paisagem aparece com mais frequência no primeiro ano do ensino médio e apresenta-se a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas. A pesquisa encontra-se em andamento com dados e resultados preliminares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-25
Edição
Seção
Artigos