Política de Formação de Professores: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no Curso de Geografia/UFGD. Teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85558Palavras-chave:
PIBID, formação de professores, Ensino de Geografia.Resumo
Resumo:
O PIBID foi proposto como uma política de formação de professores e cumpre a função de aproximar a Universidade das escolas públicas. A experiência que vivenciamos, desde 2009, no curso de Geografia/UFGD, com a implantação do PIBID, tem representado a incorporação, no âmbito das escolas de nível básico em Dourados (MS), de práticas formadoras para todos os participantes e tem envolvido os acadêmicos no cotidiano da relação ensino-aprendizagem nas escolas, permitindo trocas significativas para o desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão contribuindo para a busca compartilhada de alternativas didáticas orientadas para práticas educativas que possibilitem articulação e dinamização do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: PIBID; formação de professores; Ensino de Geografia.