A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE PESQUISA E(M) ENSINO ATRAVÉS DA LITERATURA AFRICANA

Autores

  • Rafaela Pacheco Dalbem

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85813

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Lei 10.639/2003, Literatura Africana

Resumo

A lei 10.639, que deveria assegurar o ensino de “História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro (...) pertinentes à História do Brasil” foi aprovada há 14 anos e, de acordo com algumas pesquisas, ainda hoje configura-se mais como uma ação individual de alguns docentes do que uma prática pedagógica adotada pelas instituições escolares. O trabalho consiste na apresentação de uma prática pedagógica de três anos em uma instituição particular de ensino voltada a alunos e alunas do 8º ano do ensino fundamental, quando a geografia do continente africano toma corpo como unidade curricular. Aliados ao livro didático, buscamos acrescentar obras de literatura de autores africanos com o intuito não só de incentivar a leitura mas, também, transcender a formação clássica e conteudista.

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Publicado

2018-04-25