TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – TIC NAS GEOGRAFIAS: PARA ALÉM DA VISÃO INSTRUMENTAL

Autores

  • Élida Pasini Tonetto Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa
  • Ivaine Maria Tonini

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85803

Palavras-chave:

Tecnologias, Geografias, práticas comunicacionais

Resumo

Este estudo trata das TICs nas Geografias[1], propondo uma discussão sobre as práticas comunicacionais e formas de aprender delas emergentes, em um contexto em que os dispositivos móveis da conexão contínua, como smartphones e tablets, contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, propiciando outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. As reflexões amparam-se nas discussões de autores de três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação. As práticas comunicacionais na cibercultura e suas aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas pelas Geografias na educação formal e suas instituições, podendo ocorrer de modo critico, criativo e criador ou como forma de maior controle dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais.


[1] O termo Geografias é utilizado para indicar que as discussões envolvem tanto a Geografia acadêmica quanto à escolar. Caso queira, o leitor pode pensar também nas geografias menores vivenciadas cotidianamente.

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Biografia do Autor

Élida Pasini Tonetto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, linha de Ensino de Geografia.

Docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- Unifesspa.

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Publicado

2018-04-25