Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP)

Autores

  • Iara Leme Russo Cury Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • José Gilberto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85729

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Representação, Formação docente

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre os conteúdos no currículo de Geografia desenvolvido pelos Professores no Ensino Fundamental e Médio na Diretoria de Ensino de Limeira (SP). A partir da aplicação de questionários nas escolas públicas, objetivando identificar as formas de desenvolvimento de conteúdos, os dados da pesquisa revelaram a existência de um ciclo de reprodução das dificuldades de aprendizagens a partir da seleção dos conteúdos realizadas pelos docentes. No texto refletimos sobre as representações dos professores no ensino de Geografia, a complexidade da realidade do ensino público no estado de São Paulo, no contexto de suas políticas públicas. Ao colocar a escola como espaço para adoção de práticas pedagógicas que homogeneízam o ensino, o Estado tem imposto parâmetros e índices a serem alcançados nas avaliações externas, prejudicando as diferentes aprendizagens, atendendo a objetivos e interesses determinados externamente ao seu contexto, desvinculados das realidades locais.

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Biografia do Autor

Iara Leme Russo Cury, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro), Mestre em Geociências e Meio Ambiente, Doutora em Geografia, tese  O vestibular da UNESP: sobre acesso à educação superior e o currículo de geografia na educação básica (2006-2012). No período de 2008 a 2011 colaborou na  pesquisa sobre a violência de jovens nas escolas públicas de Rio Claro,  Departamento de Educação (Unesp - Rio Claro). Area de atuação docente: Geografia educação básica (ensino médio regular, técnico integrado,  educação de jovens e adultos e cursinhos pré vestibulares); ensino superior: método de pesquisa, prática de ensino e estágio supervisionado. Formação e capacitação de professores: Currículo, Cotidiano escolar e violência, Método de Pesquisa. Area de pesquisa: currículo, educação em direitos humanos, acesso e permanencia escolar. Pedagoga com experiência em coordenação pedagógica, atua como Professora EBTT no IFSP, Campus Bragança Paulista.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

CURY, I. L. R.; DE SOUZA, J. G. Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP). Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 155–162, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85729. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85729. Acesso em: 25 jun. 2025.