Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85729Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Representação, Formação docenteResumo
O trabalho apresenta uma reflexão sobre os conteúdos no currículo de Geografia desenvolvido pelos Professores no Ensino Fundamental e Médio na Diretoria de Ensino de Limeira (SP). A partir da aplicação de questionários nas escolas públicas, objetivando identificar as formas de desenvolvimento de conteúdos, os dados da pesquisa revelaram a existência de um ciclo de reprodução das dificuldades de aprendizagens a partir da seleção dos conteúdos realizadas pelos docentes. No texto refletimos sobre as representações dos professores no ensino de Geografia, a complexidade da realidade do ensino público no estado de São Paulo, no contexto de suas políticas públicas. Ao colocar a escola como espaço para adoção de práticas pedagógicas que homogeneízam o ensino, o Estado tem imposto parâmetros e índices a serem alcançados nas avaliações externas, prejudicando as diferentes aprendizagens, atendendo a objetivos e interesses determinados externamente ao seu contexto, desvinculados das realidades locais.Downloads
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Publicado
12-09-2018
Como Citar
CURY, I. L. R.; DE SOUZA, J. G. Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP). Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 155–162, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85729. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85729. Acesso em: 25 jun. 2025.