INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM REDE: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85565Palabras clave:
Educação Geográfica, Licenciandos em Geografia, Interdisciplinaridade, Teoria e Prática, Aprendizagem.Resumen
A formação docente constitui-se como campo de investigação estratégico para compreensão das dinâmicas e processos associados diretamente a docência. Diante desta proposição e apoiando-se em diversos estudos que tratam da importância da formação inicial em nível superior e de seus entrelaçamentos com as políticas públicas educacionais e seus desdobramentos com os programas formativos, nos colocamos diante do desafio de analisar de forma crítica-situacional os mecanismos de ação e de reestruturação em rede a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia de duas instituições (UFPE e UPE). Mediante as exigências do objeto optou-se pela pesquisa qualitativa. Por tratar-se de um trabalho de investigação em fase inicial, este artigo configura-se, portanto como pesquisa do tipo ‘estado da arte’ ou ‘estado do conhecimento’, que subsidiará as fases de campo.