A ordem do discurso geoescolar: investigação em curso

Autores/as

  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal Catarinense
  • Antonio Carlos Castrogiovanni

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85554

Palabras clave:

Ensino de Geografia. Discurso. Foucault. Neoliberalismo.

Resumen

Este texto toma por base quase espelhada o trabalho apresentado em outubro de 2017, por ocasião do XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia. Reverbera, portanto, as linhas gerais que foram compartilhadas em meio ao Grupo de Trabalho “Ensino de Geografia”. Apresentado como “A ordem do discurso geoescolar”, trata-se de um projeto de trabalho que discute o ensino de Geografia como um discurso na linha proposta por Michel Foucault. Logo, ele funciona a partir de regras e normas. Mas esses regulamentos de ditos e escritos, que se mantêm vigorosamente nos últimos cem anos, não persiste por acaso: ele é resultado da produção de sujeitos neoliberal, que tem no Estado seu principal promotor. Nesse sentido, não é por mera coincidência que desde a primeira metade do século XX que as pedagogias ativas, as psicologias escolares e as metodologias participativas vêm dando as cartas no ensino Geografia. Elas ajudam, de fato, a forjar sujeitos empreendedores, consumidores, individualistas e empresários de si mesmos.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Geografia pela UFRGS. Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

BATISTA, B. N.; CASTROGIOVANNI, A. C. A ordem do discurso geoescolar: investigação em curso. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 67–75, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85554. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85554. Acesso em: 25 jun. 2025.