ENSINO DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS CIENTIFICOS DO 12º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Camila Paula de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula Melo da Silva
  • Liz Cristiane Dias

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85538

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo busca analisar as contribuições teórico-metodológicas da Cartografia Social para o ensino da Geografia, a fim de colaborar para a discussão da temática no âmbito do currículo escolar. Para tanto, utiliza-se como método investigativo a análise de conteúdo dos artigos publicados nos anais da 12º edição do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG. Com a análise dos artigos desta edição, já ocorrida no ano de 2013 pôde-se perceber que a temática é desenvolvida, porém em um número menor em relação a outras temáticas, e que quando abordada diz respeito a práticas informais não contempladas nos currículos oficiais. Ressalta-se que este artigo é proveniente da pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida no PPGEO/UFPel pela autora principal cujo objetivo, entre outros, é analisar de que forma a Cartografia Social vem sendo ressignificada no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Camila Paula de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Geografia Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental Área: Ensino de Geografia

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Publicado

2018-04-25