ENSINO DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS CIENTIFICOS DO 12º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85538Palavras-chave:
Geografia, Ensino de GeografiaResumo
O presente artigo busca analisar as contribuições teórico-metodológicas da Cartografia Social para o ensino da Geografia, a fim de colaborar para a discussão da temática no âmbito do currículo escolar. Para tanto, utiliza-se como método investigativo a análise de conteúdo dos artigos publicados nos anais da 12º edição do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG. Com a análise dos artigos desta edição, já ocorrida no ano de 2013 pôde-se perceber que a temática é desenvolvida, porém em um número menor em relação a outras temáticas, e que quando abordada diz respeito a práticas informais não contempladas nos currículos oficiais. Ressalta-se que este artigo é proveniente da pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida no PPGEO/UFPel pela autora principal cujo objetivo, entre outros, é analisar de que forma a Cartografia Social vem sendo ressignificada no espaço escolar.