CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E EDUCOPÉDIA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Renata Bernardo Andrade Secretaria Municipal de Educação SME/RJ UERJ-FFP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85525

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Currículo, Orientações Curriculares e Educopédia

Resumo

O currículo escolar é um instrumento de formação do indivíduo, por meio de seus discursos, convergências e divergências: conceituais, metodológicas, pedagógicas, sociais e políticas organizam-se um determinado conhecimento, destacamos- o geográfico, tendo como premissa ler e interpretar o mundo. Assim, este trabalho objetiva um debate teórico sobre o papel do ensino de geografia por meio do uso da Educopédia com base na análise das orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi à análise de conteúdo da plataforma digital dos conteúdos de geografia e das Orientações Curriculares. Os resultados mostram que a organização curricular de conteúdos e os objetivos do ensino buscam ter eficiência nos resultados.

 

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Biografia do Autor

Renata Bernardo Andrade, Secretaria Municipal de Educação SME/RJ UERJ-FFP

Minha formação acadêmico-profissional inicia-se no ano de 2004, quando ingressei no curso de Licenciatura em Geografia na UNISUAM concluído em 2007. Aprovada por concurso para assumir o cargo de professora de geografia na Prefeitura Municipal da Volta Redonda (SME/VR) de 2008 até 2010, e na Secretaria Municipal de educação (SME/RJ) a partir de 2009 até a presente data. No ano de 2015 conclui o curso de Especialização em Educação Básica, voltada para o Ensino de Geografia na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Em 2018, finalizei o Mestrado em Geografia na mesma instituição na linha de pesquisa ensino de geografia sobre a plataforma Educopédia

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Publicado

2018-04-25