A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO

Autores

  • Adilson Tadeu Basquerote Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Pimentel Menezes Universidade estadual do Rio de Janeiro
  • Rosemy da Silva Nascimento Universidade federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85664

Palavras-chave:

Mediação, ensino, geografia

Resumo

O presente estudo analisa a percepção de estudantes a respeito da construção, em sala de aula, de recursos didáticos aplicados à educação geográfica na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com dados obtidos por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze estudantes que cursaram a disciplina de Recursos Didáticos plicados a Educação Geográfica e Ambiental (RDAEGA), no período de 2015 e 2016. Os dados estudados pela análise do discurso revelaram que a construção dos recursos emsala de aula facilita a compreensão dos conteúdos e conceitos, promove interação entre os envolvidos, torna as aulas mais atrativas e dinâmicas, alia ações integradoras entre teoria e prática, amplia o rol de recursos didáticos aplicados à educação geográfica e instrumentaliza os pós-graduandos a construírem recursos com seus estudantes.

 

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Biografia do Autor

Adilson Tadeu Basquerote Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em geografia pela Universidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Planejamento Territorial  e desenvolvimento Sociambiental (UDESC, 2015). Graduado em Estudos Sociais -Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, 2004), Graduado em Pedagogia (UNINTER, 2018).

Eduardo Pimentel Menezes, Universidade estadual do Rio de Janeiro

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação pela UNIVERSO, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, Pós doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Flumienense, Consultor Institucional do MEC, Consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), Parecerista da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD), Integrante do Conselho Editorial Permanente e do Conselho Científico Permanente da Editora CRV, Professor Adjunto da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Professor Adjunto do curso de Geografia da PUC-RJ.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade federal de Santa Catarina

FORMAÇÃO ACADÊMICA- 1989/90 - Licenciatura e Bacharelado em Geografia - UFF- Niterói-RJ. 1992-1994 - Mestre em Engenharia Civil/Cadastro Técnico Multifinalitário - UFSC -Florianópolis-SC. Dissertação: Análise da organização espacial do uso e ocupação do solo através do cadastro técnico multifinalitário rural - Um estudo de caso: Município de Porto Vitória-PR.Orientação Prof. Dr. Carlos Loch. 1999 -2003 - Doutora em Engenharia de Produção- Gestão Ambiental UFSC-SC. Tese:Instrumentos para prática de educação ambiental formal com foco nos recursos hídricos. Orientação Prof. Dr. Carlos Loch. ATUAÇÃO PROFISSIONAL E DOCÊNCIA - 1990-1991 ? Consultora geógrafa no projeto PROCADIR UFF/INCRA ? Cadastramento físico-fundiário e assentamentos de famílias em glebas situadas em áreas de conflitos. 1992 ? 1994 ? Cursando mestrado. 1994 ? 2001 ? Profª do Dep. de Geografia-UFPR- 2001-ATUAL ? Profª Associado 3 ? Dep. de Geociências CFH/UFSC, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Geografia e na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica Guarani, Kaingáng e Xokleng. Orientação em ambos níveis de ensino. ENSINO ? 1995-ATUAL - Disciplinas na Graduação em Geografia: Cartografia, Cartografia Escolar; Cartografia Temática e Análise de Imagens. Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica Guarani, Kaingáng e Xokleng: Cartografia e reconhecimento do espaço geográfico indígena e metodologia da pesquisa. 2005 ATUAL - Disciplinas na Pós-Graduação em Geografia: GCN 410034 Recursos didáticos aplicados a Educação geográfica e Ambiental e GCN 410097 - METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM GEOGRAFIA E CIÊNCIAS AFINS. PESQUISA ? Projetos atuais: PROJETO LABTOY ? Laboratório Tecnológico de Recursos Instrucionais em Geociências. GEOCARTOTÁTEIS: Cognições na educação geográfica através da cartografia escolar e tátil. DOCÊNCIA SUPERIOR - Processos teóricos-metodológicos educativos em Geografia para formação docente. EXTENSÃO ? Temáticas: Geografia em processos educativos (metodologias de ensino superior e recursos didáticos), Cartografia Escolar/Tátil e Educação Ambiental. Projeto atual: PROJETO CARTOTÁTEIS - CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). CONSULTORIAS E ACESSORIAS: 2011-2013 - Membro Titular da UFSC na Câmara Técnica Educação Ambiental do CONSEMA SC. 2001 - 2013 - Membro Titular da UFSC na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental CIEA do Estado de Santa Catarina -SC. 2014 - Coordenação da área de Educação Ambiental da Atualização da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina ? 2015-2016 - Coordenação Institucional do PNLD 2015 Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Geografia. 2016-2017 - Avaliadora PNLD 2017 Anos Finais do Ensino Fundamental em Geografia. LIVROS, CAPITULOS E ARTIGOS PUBLICADOS - 1992 ? Atual. Vários livros, capítulos e artigos científicos escritos em sua maioria colaborativos, envolvendo questões geográficas, ambientais e práticas educacionais. MAQUETES GEOGRÁFICAS CONSTRUÍDAS 1997 ATUAL diversas maquetes geográficas visuais e táteis, vide este CV. CURSOS RELEVANTES MINISTRADOS Cartografia Básica, Recursos Didáticos na prática pedagógica, Educação Geográfica e Ambiental. PRÊMIOS E TÍTULOS - Várias homenagens desde 1999. PARECERISTA EM PERIÓDICOS - Revista Brasileira de Cartografia, Revista Geografar, GEOSUL e Revista Discente Expressões Geográficas. PARECERISTA EM AGÊNCIA DE FOMENTO- (FAPEMIG) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e (FAPESB) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. CARGO ADMINISTRATIVO -2011-2013 - Coordenadora do Curso de Graduação de Geografia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas CFH/UFSC. 2016 - 2017 ? Subcoordenadora do programa de Pós-Graduação em Geografia CFH-UFSC. SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS -1993 - ATUAL - Voluntária do Instituto Larus Pesquisa, Proteção e Educação Ambiental.

 

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Publicado

2018-04-25