PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NO INSTITUTO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO NA FRONTEIRA BOLÍVIA-BRASIL: LÍNGUAS, CULTURAS E IDENTIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.137514

Resumo

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma iniciativa social que atende crianças e jovens da região fronteiriça, envolvendo quatro municípios entre a Bolívia e o Brasil com a oferta de atividades de formação artística, complementada com a prática nas línguas de comunicação da região: o português e o espanhol. Este artigo trata sobre a implementação dos princípios da translinguagem nas práticas linguísticas realizadas nesse ambiente de educação não escolar, mediante um projeto de extensão aprovado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Estadual de MS, especialistas na área. A pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, objetiva desenvolver e registrar as atividades realizadas no transcorrer do projeto de extensão para sua posterior análise e reflexão. A ação prevê a participação de acadêmicos do curso de Letras do Campus do Pantanal da UFMS, na função de colaboradores auxiliares. O projeto em andamento tem propiciado a sensibilidade e reflexão dos participantes quanto ao repertório linguístico próprio e dos seus companheiros, com atitudes de reconhecimento da diversidade em um exercício que busca promover a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-01-2025

Como Citar

MANCILLA BARREDA, S. V.; FERNANDEZ DALL NEGRO FERRARI, L.; DO CARMO SOUZA PORTUGAL, A. PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NO INSTITUTO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO NA FRONTEIRA BOLÍVIA-BRASIL: LÍNGUAS, CULTURAS E IDENTIDADES. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.22456/1982-0003.137514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/137514. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossier VIII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços