PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NO INSTITUTO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO NA FRONTEIRA BOLÍVIA-BRASIL: LÍNGUAS, CULTURAS E IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.137514Resumo
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma iniciativa social que atende crianças e jovens da região fronteiriça, envolvendo quatro municípios entre a Bolívia e o Brasil com a oferta de atividades de formação artística, complementada com a prática nas línguas de comunicação da região: o português e o espanhol. Este artigo trata sobre a implementação dos princípios da translinguagem nas práticas linguísticas realizadas nesse ambiente de educação não escolar, mediante um projeto de extensão aprovado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Estadual de MS, especialistas na área. A pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, objetiva desenvolver e registrar as atividades realizadas no transcorrer do projeto de extensão para sua posterior análise e reflexão. A ação prevê a participação de acadêmicos do curso de Letras do Campus do Pantanal da UFMS, na função de colaboradores auxiliares. O projeto em andamento tem propiciado a sensibilidade e reflexão dos participantes quanto ao repertório linguístico próprio e dos seus companheiros, com atitudes de reconhecimento da diversidade em um exercício que busca promover a justiça social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Lorene Fernandez dall Negro Ferrari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.