ANÁLISE DA ENDOGENIA INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.135428

Palavras-chave:

Endogenia institucional. Currículo Lattes. Carreira acadêmica. Mobilidade geográfica. UFRGS.

Resumo

A identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) enquanto agentes de produção espacial nos permite analisar a sua atuação na formação de centralidades, dinâmicas econômicas, demográficas, infraestruturais e socioculturais. A sua implantação implica no estabelecimento de forças externas e no aprimoramento das forças internas, incentivando a urbanização, a necessidade por mão de obra, a formação de capital humano etc. O presente artigo aborda a endogenia institucional, que discute a relação entre a formação acadêmica e a mobilidade geográfica interinstitucional do corpo docente de uma IES. Aqui, trabalhamos como estudo de caso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visando identificar e analisar a formação acadêmica dos docentes lotados na UFRGS, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Em termos metodológicos e operacionais, criou-se um banco de dados com informações públicas dos servidores docentes lotados na instituição quanto à sua mobilidade geográfica interinstitucional interna e externamente ao estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa aos currículos na Plataforma Lattes disponíveis de maneira pública em sítio eletrônico em 2019, totalizando 2.507 currículos analisados. As conclusões da pesquisa indicaram a atuação da UFRGS na atração de profissionais com relevante mobilidade geográfica, o que contribuiu para a geração de centralidades, atratividade de recursos humanos e na divisão territorial do trabalho.

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Biografia do Autor

Joseli Andrades Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA-UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR-UFRGS). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho (EaD). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.

Tânia Marques Strohaecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Arquitetura (UFPel), especialização em Urbanismo (UFRJ), mestrado em Geografia (UFRJ), doutorado em Geociências (UFRGS). Professora Associada no Departamento de Geografia, IGEO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

MAIA, J. A.; MARQUES STROHAECKER, T. ANÁLISE DA ENDOGENIA INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.22456/1982-0003.135428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/135428. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos