ANÁLISE DA ENDOGENIA INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.135428Palavras-chave:
Endogenia institucional. Currículo Lattes. Carreira acadêmica. Mobilidade geográfica. UFRGS.Resumo
A identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) enquanto agentes de produção espacial nos permite analisar a sua atuação na formação de centralidades, dinâmicas econômicas, demográficas, infraestruturais e socioculturais. A sua implantação implica no estabelecimento de forças externas e no aprimoramento das forças internas, incentivando a urbanização, a necessidade por mão de obra, a formação de capital humano etc. O presente artigo aborda a endogenia institucional, que discute a relação entre a formação acadêmica e a mobilidade geográfica interinstitucional do corpo docente de uma IES. Aqui, trabalhamos como estudo de caso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visando identificar e analisar a formação acadêmica dos docentes lotados na UFRGS, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Em termos metodológicos e operacionais, criou-se um banco de dados com informações públicas dos servidores docentes lotados na instituição quanto à sua mobilidade geográfica interinstitucional interna e externamente ao estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa aos currículos na Plataforma Lattes disponíveis de maneira pública em sítio eletrônico em 2019, totalizando 2.507 currículos analisados. As conclusões da pesquisa indicaram a atuação da UFRGS na atração de profissionais com relevante mobilidade geográfica, o que contribuiu para a geração de centralidades, atratividade de recursos humanos e na divisão territorial do trabalho.
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