OS MAPAS MENTAIS NA RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.133863

Resumo

Os mapas mentais permitem que os alunos se envolvam ativamente na construção do conhecimento, desenvolvendo suas habilidades de análise, síntese e pensamento crítico. O objetivo deste artigo será evidenciarmos como o uso dos mapas mentais como uma estratégia pedagógica no ensino de Geografia, pode potencializar a construção do pensamento espacial nos professores e alunos e, sobretudo, o papel da formação continuada na produção e recontextualização didática dos conhecimentos geográficos pelos professores. A discussão é resultado de uma pesquisa colaborativa com professores da educação básica dos anos iniciais, na qual os sujeitos da pesquisa tornaram-se pesquisadores de sua própria prática, investigando questões relevantes relacionadas ao ensino e aprendizagem. Os resultados indicaram que os mapas mentais são representações espaciais especialmente úteis para a construção do pensamento espacial, pois ajudam a desenvolver habilidades relacionadas à compreensão e análise de mapas, com destaque para a compreensão espacial; a visualização de padrões; a orientação espacial e a resolução de problemas. Em relação a formação continuada colaborativa, os professores têm acesso a novas perspectivas teóricas, recursos educacionais atualizados e estratégias de ensino inovadoras e também pode promover a reflexão crítica dos professores sobre sua própria prática, incentivando a busca por novas abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa dos alunos, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos geográficos.

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Publicado

03-11-2024

Como Citar

SENE, M. W.; GOMES, M. de F. V. B. OS MAPAS MENTAIS NA RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS . Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.22456/1982-0003.133863. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/133863. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos