A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A UNIVERSIDADE VOLTADAS PARA A ESCOLA: COOPERAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.132081Palavras-chave:
Geografia, Professor, Escola, Universidade, FormaçãoResumo
A reflexões ora apresentadas resultam de uma pesquisa ancorada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Perfil do profissional que trabalha com a Geografia nas escolas da Educação Básica. O recorte temporal está definido entre 2018 a 2022, e o delineamento espacial situa-se na Grande Porto Alegre e municípios vizinhos, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos deste texto são discutir parte desta pesquisa, voltando-se para a necessidade de aproximação entre a universidade e a escola para que os egressos da licenciatura estejam comprometidos e conheçam o ambiente de trabalho. Além disso, busca-se compreender os motivos e as implicações que levam professores a trabalhar com a Geografia na Educação Básica sem a devida formação nesta licenciatura. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo a partir de entrevistas com professores da Educação Básica que trabalham com a Geografia, formados ou não na área, para tanto, foram selecionadas as narrativas de quatro professores. Os resultados obtidos revelam que a universidade, muitas vezes, desconhece a realidade da Educação Básica, comprometendo a proposição de ações mais contundentes com a Geografia na mediação dos professores e dos alunos. Outra percepção visível é o reducionismo do ensino de Geografia, quando trabalhado por professores sem formação específica. O texto comporta fragmentos das entrevistas com suas respectivas análises para a construção de reflexões sobre possíveis ações que possam repercutir na qualificação da docência e que contribuam para a formação e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes e licenciandos, congregando as universidades e as escolas.
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