A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A UNIVERSIDADE VOLTADAS PARA A ESCOLA: COOPERAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.132081

Palavras-chave:

Geografia, Professor, Escola, Universidade, Formação

Resumo

A reflexões ora apresentadas resultam de uma pesquisa ancorada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Perfil do profissional que trabalha com a Geografia nas escolas da Educação Básica. O recorte temporal está definido entre 2018 a 2022, e o delineamento espacial situa-se na Grande Porto Alegre e municípios vizinhos, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos deste texto são discutir parte desta pesquisa, voltando-se para a necessidade de aproximação entre a universidade e a escola para que os egressos da licenciatura estejam comprometidos e conheçam o ambiente de trabalho. Além disso, busca-se compreender os motivos e as implicações que levam professores a trabalhar com a Geografia na Educação Básica sem a devida formação nesta licenciatura. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo a partir de entrevistas com professores da Educação Básica que trabalham com a Geografia, formados ou não na área, para tanto, foram selecionadas as narrativas de quatro professores. Os resultados obtidos revelam que a universidade, muitas vezes, desconhece a realidade da Educação Básica, comprometendo a proposição de ações mais contundentes com a Geografia na mediação dos professores e dos alunos. Outra percepção visível é o reducionismo do ensino de Geografia, quando trabalhado por professores sem formação específica. O texto comporta fragmentos das entrevistas com suas respectivas análises para a construção de reflexões sobre possíveis ações que possam repercutir na qualificação da docência e que contribuam para a formação e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes e licenciandos, congregando as universidades e as escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Wildner Theves, UFRGS

Docente na FACED/UFRGS - Licenciaturas: Geografia e Pedagogia.

Downloads

Publicado

03-11-2024 — Atualizado em 19-11-2024

Como Citar

THEVES, D. W.; ZORDAN COSTELLA, R.; ACAUAN, A. T. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A UNIVERSIDADE VOLTADAS PARA A ESCOLA: COOPERAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.22456/1982-0003.132081. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/132081. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos