O IMPOSSÍVEL E A POÉTICA DA EXTRAÇÃO EM TREE OF CODES: UM EXERCÍCIO EM CAMPO EXPANDIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.97026

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a noção de poética da extração como um operar que decanta efeitos de criação do trabalho de subtração/perda. Para tanto, parte da articulação entre os estudos de Rosalind Krauss (1979), em que a autora deriva a proposição de campo expandido do delineamento de uma noção de escultura que se ergue a partir da composição de negativos, e o trabalho do escritor norte-americano Jonathan Safran Foer, que escreve o livro Tree of codes operando uma verdadeira exumação da obra de Bruno Schulz, A Rua dos Crocodilos. A articulação desses trabalhos permite delinear condições de localização de um impossível que resta indicado, sem ser apreendido, e que acaba por fazer incidir efeitos de expansão sobre campos, como os da literatura, da arte e os estudos da memória, bem como por ver surgir o que nos permitimos chamar de um livro-objeto-escultura-obra-de-arte.

PALAVRAS-CHAVE: campo expandido; poética da extração; escultura; literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Backes dos Santos, UFRGS E FEEVALE

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Pós-doutoranda PNPD CAPES do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Feevale. 

 

Simone Zanon Moschen, UFRGS

Psicóloga, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS; do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

SANTOS, C. B. dos; MOSCHEN, S. Z. O IMPOSSÍVEL E A POÉTICA DA EXTRAÇÃO EM TREE OF CODES: UM EXERCÍCIO EM CAMPO EXPANDIDO. Organon, Porto Alegre, v. 34, n. 67, p. 1–17, 2019. DOI: 10.22456/2238-8915.97026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97026. Acesso em: 4 jun. 2023.