PERCEPÇÃO DO TRAÇO DE SONORIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135057Resumen
No momento em que a criança está aprendendo a comunicar-se mediante a linguagem oral, ela também está aprendendo a representação mental, a discriminação e a armazenação de categorias específicas que formam os padrões fonológicos (SILVA; GUIMARÃES, 2013). Assim, no desenvolvimento de fala, é necessária uma série de habilidades que forma o chamado Processamento Auditivo (PA) (TERTO; LEMOS, 2011). Considerando que a discriminação fonológica pode influenciar a aquisição da escrita, propõe-se nesta pesquisa investigar a recorrência de trocas ortográficas quanto ao traço de sonoridade produzidas por uma criança com T21 em fase de aquisição de língua escrita. Para isso, foram coletadas, no Núcleo de Pesquisa Saber Down sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), produções escritas de uma criança com T21 envolvendo o traço de sonoridade. Os resultados apontam a recorrência de trocas ortográficas envolvendo o traço de sonoridade, o que pode ser resultado da maneira como essa criança percebe a sonoridade dos fonemas.
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