PERCEPÇÃO DO TRAÇO DE SONORIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135057

Resumen

No momento em que a criança está aprendendo a comunicar-se mediante a linguagem oral, ela também está aprendendo a representação mental, a discriminação e a armazenação de categorias específicas que formam os padrões fonológicos (SILVA; GUIMARÃES, 2013). Assim, no desenvolvimento de fala, é necessária uma série de habilidades que forma o chamado Processamento Auditivo (PA) (TERTO; LEMOS, 2011). Considerando que a discriminação fonológica pode influenciar a aquisição da escrita, propõe-se nesta pesquisa investigar a recorrência de trocas ortográficas quanto ao traço de sonoridade produzidas por uma criança com T21 em fase de aquisição de língua escrita. Para isso, foram coletadas, no Núcleo de Pesquisa Saber Down sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), produções escritas de uma criança com T21 envolvendo o traço de sonoridade. Os resultados apontam a recorrência de trocas ortográficas envolvendo o traço de sonoridade, o que pode ser resultado da maneira como essa criança percebe a sonoridade dos fonemas.

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Biografía del autor/a

Marian Oliveira, UESB

Marian dos Santos Oliveira possui doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005), área de concentração Sociolinguística. Fez graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2001). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Também atua na coordenação do Projeto de Extensão Saber Down Núcleo de Pesquisas e Estudos em em Síndrome de Down. Neste projeto visa-se trabalhar eventuais problemas de fala, leitura, escrita e de abstração matemática apresentados por pessoas com síndrome de Down. A professora tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, acústica, vogais, variação e concordância. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down-Saber Down (CNPq-UESB) e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) -GPEL (CNPq-UESB), PROBRAVO (CNPq). Informações coletadas do Lattes em 24/08/2023.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

RIBEIRO, Priscila; OLIVEIRA, Marian. PERCEPÇÃO DO TRAÇO DE SONORIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135057. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135057. Acesso em: 11 ago. 2025.