AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
MULTIMODALIDADE, HOMOLOGIA E INTERPRETÂNCIA NA INTERAÇÃO CUIDADOR-BEBÊ
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135007Resumo
Estudos sobre a linguagem infantil comumente abordam a captura da criança pela língua, a partir de uma instância principal de interação, a fala. Entretanto, em aquisição da linguagem, o conceito de multimodalidade da linguagem propõe outros elementos linguísticos além da fala, como gestos e olhares. Nesse sentido, os cuidadores interpretam os gestos por meio dos processos de homologia e interpretância. O objetivo do presente estudo é analisar o processo de aquisição de linguagem de crianças na interação com seus cuidadores. Este é um estudo retrospectivo e qualitativo, que analisou duas filmagens da interação cuidador-bebê. Na amostra analisada, os participantes são duas díades, cuidador-bebê, de 8 meses a 10 meses de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, depois, foi solicitado que os cuidadores interagissem com as crianças. Os encontros foram gravados em vídeo e posteriormente analisados no software ELAN 6.0 (EUDICO Linguistic Annotator). Os resultados apresentados mostram que as crianças utilizam mais de um recurso multimodal na interação. Conclui-se, nos casos analisados, que os cuidadores são fundamentais para o processo de aquisição da linguagem, pois os mesmos podem significar o bebê como sujeito falante, à medida que atribuem significados na interação, a partir dos aspectos multimodais da linguagem.
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