AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA

MULTIMODALIDADE, HOMOLOGIA E INTERPRETÂNCIA NA INTERAÇÃO CUIDADOR-BEBÊ

Autores

  • Carolina Belisario Bizutti Fernandes Universidade Estadual de Campinas, doutoranda em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação https://orcid.org/0000-0003-2709-6375
  • Irani Rodrigues Maldonade Universidade Estadual de Campinas - Docente. Maior titulação: pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp https://orcid.org/0000-0002-5607-7344
  • Kelly Cristina Brandão da Silva Universidade Estadual de Campinas - Docente. Maior titulaçãoDoutora em Educação pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação https://orcid.org/0000-0002-3512-1481

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135007

Resumo

Estudos sobre a linguagem infantil comumente abordam a captura da criança pela língua, a partir de uma instância principal de interação, a fala. Entretanto, em aquisição da linguagem, o conceito de multimodalidade da linguagem propõe outros elementos linguísticos além da fala, como gestos e olhares. Nesse sentido, os cuidadores interpretam os gestos por meio dos processos de homologia e interpretância. O objetivo do presente estudo é analisar o processo de aquisição de linguagem de crianças na interação com seus cuidadores. Este é um estudo retrospectivo e qualitativo, que analisou duas filmagens da interação cuidador-bebê. Na amostra analisada, os participantes são duas díades, cuidador-bebê, de 8 meses a 10 meses de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, depois, foi solicitado que os cuidadores interagissem com as crianças. Os encontros foram gravados em vídeo e posteriormente analisados no software ELAN 6.0 (EUDICO Linguistic Annotator). Os resultados apresentados mostram que as crianças utilizam mais de um recurso multimodal na interação. Conclui-se, nos casos analisados, que os cuidadores são fundamentais para o processo de aquisição da linguagem, pois os mesmos podem significar o bebê como sujeito falante, à medida que atribuem significados na interação, a partir dos aspectos multimodais da linguagem. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Belisario Bizutti Fernandes, Universidade Estadual de Campinas, doutoranda em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação

Studies on children's language commonly address the child's captivation by language, from the main mode of interaction: speech. However, in language acquisition, the concept of language multimodality encompasses additional linguistic elements beyond speech, such as gestures and facial expressions. In this sense, caregivers interpret the gestures through processes of homology and interpretance. The objective is to analyze the language acquisition process of children in the interaction with their caregivers. This is a retrospective and qualitative study, which analyzed two recordings of the caregiver-infant interaction. In the analyzed sample, the participants are two dyads, caregiver-baby, between 8 and 10 months old. Semi-structured interviews were conducted and then caregivers were asked to interact with their children. These meetings were recorded on video and later analyzed in the ELAN 6.0 software (EUDICO Linguistic Annotator). The presented results show that the children utilize multiple multimodal resources in the interaction. It is concluded, in the analyzed cases, that caregivers are fundamental for the language acquisition process, as they can favor the child’s role as a speaking subject, as they attribute meaning to the interactions from the multimodal aspects of language.

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas - Docente. Maior titulação: pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp

 

 

Kelly Cristina Brandão da Silva, Universidade Estadual de Campinas - Docente. Maior titulaçãoDoutora em Educação pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação

Studies on children's language commonly address the child's captivation by language, from the main mode of interaction: speech. However, in language acquisition, the concept of language multimodality encompasses additional linguistic elements beyond speech, such as gestures and facial expressions. In this sense, caregivers interpret the gestures through processes of homology and interpretance. The objective is to analyze the language acquisition process of children in the interaction with their caregivers. This is a retrospective and qualitative study, which analyzed two recordings of the caregiver-infant interaction. In the analyzed sample, the participants are two dyads, caregiver-baby, between 8 and 10 months old. Semi-structured interviews were conducted and then caregivers were asked to interact with their children. These meetings were recorded on video and later analyzed in the ELAN 6.0 software (EUDICO Linguistic Annotator). The presented results show that the children utilize multiple multimodal resources in the interaction. It is concluded, in the analyzed cases, that caregivers are fundamental for the language acquisition process, as they can favor the child’s role as a speaking subject, as they attribute meaning to the interactions from the multimodal aspects of language.

 

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

BELISARIO BIZUTTI FERNANDES, C.; RODRIGUES MALDONADE, I.; CRISTINA BRANDÃO DA SILVA, K. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA: MULTIMODALIDADE, HOMOLOGIA E INTERPRETÂNCIA NA INTERAÇÃO CUIDADOR-BEBÊ. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135007. Acesso em: 28 abr. 2025.