ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS OUVINTES

UMA PROPOSTA BILÍNGUE E INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.134822

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o ensino da Língua Brasileira de Sinais como mediadora do desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças por meio de atividades articuladas à proposta metodológica bilíngue e bimodal de Lee (2023), para crianças ouvintes de dois a cinco anos de idade. Para tanto, trazemos dados relativos a um período de seis anos, de 2018 a 2023, do projeto de ensino, pesquisa e extensão Ensino e Aprendizado de Libras na Educação Infantil, que compreende práticas e processos de ensino e aprendizagem amparadas em um referencial teórico que entende a linguagem como atividade constitutiva nas relações de alteridade. Ressaltamos a importância da mediação intencional e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O trabalho tem caráter etnográfico e participativo, com coleta de dados por meio de fotos, vídeos e relatos dos familiares. Os dados apontam para o fato de que a prática bilíngue com a Libras se constitui como uma importante mediadora do desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças, possibilitando a apropriação do idioma materno e contribuindo para desenvolvimento motor e cognitivo. Nossos resultados também indicam a aquisição de uma segunda língua, revelando a potencialidade do ensino de Libras para ouvintes como uma verdadeira atividade inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diany Lee, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Matemática (2019) e Pedagogia (2020). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática: atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, libras, deficiência auditiva, material lúdico e surdo e, na área de Educação Infantil, com ensino de Libras para ouvintes. Pesquisadora colaboradora júnior do Instituto de Estudos Avançados da USP - Pólo São Carlos desde 2018 com atuação e pesquisa na área de Ensino de Ciências com metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Professora voluntária no projeto de ensino "Acessibilidade em Libras para o curso técnico em informática para internet" no Instituto Federal de São Paulo no Pólo de São Carlos. Mestra (2023) e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Línguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de Ensino e Aprendizagem de línguas.

Poliana Bruno Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Educação - PPGE - pela Universidade Federal de São Carlos, área de concentração em Metodologia de Ensino na linha de Processos de Ensino e Aprendizagem. Possui graduação em Pedagogia também por essa instituição - UFSCar. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Educação sob a orientação do Prof. Dr. Amarilio Ferreira Jr. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Linguística onde foi professora voluntária. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos: Práticas de Letramentos e Ensino e Aprendizado da Língua Materna (Diretório do CNPQ). Atuou junto ao projeto durante o estágio pós-doutoral "A Tradução e os Novos Letramentos - Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa" com enfâse no uso deTecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação para o letramento digital?- UFSCar. É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar - PPGL e da Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar, no regime EBTT de dedicação exclusiva. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Seus estudos atualmente voltam-se à formação de professores e processos de ensino e aprendizado considerando a necessária parceria entre professores e famílias em prol da formação das crianças enquanto sujeitos históricos que se inserem no mundo. Atua nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem, formação de professores nas modalidades presencial e à distância, alfabetização, letramento, formação de extensionistas rurais e práticas dialógicas; parceria escola-família; libras; diferentes linguagens das crianças, documentação e registro pedagógico.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

LEE, Diany; ZUIN, Poliana Bruno. ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS OUVINTES: UMA PROPOSTA BILÍNGUE E INCLUSIVA. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.134822. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/134822. Acesso em: 11 ago. 2025.