ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS OUVINTES
UMA PROPOSTA BILÍNGUE E INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.134822Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o ensino da Língua Brasileira de Sinais como mediadora do desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças por meio de atividades articuladas à proposta metodológica bilíngue e bimodal de Lee (2023), para crianças ouvintes de dois a cinco anos de idade. Para tanto, trazemos dados relativos a um período de seis anos, de 2018 a 2023, do projeto de ensino, pesquisa e extensão Ensino e Aprendizado de Libras na Educação Infantil, que compreende práticas e processos de ensino e aprendizagem amparadas em um referencial teórico que entende a linguagem como atividade constitutiva nas relações de alteridade. Ressaltamos a importância da mediação intencional e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O trabalho tem caráter etnográfico e participativo, com coleta de dados por meio de fotos, vídeos e relatos dos familiares. Os dados apontam para o fato de que a prática bilíngue com a Libras se constitui como uma importante mediadora do desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças, possibilitando a apropriação do idioma materno e contribuindo para desenvolvimento motor e cognitivo. Nossos resultados também indicam a aquisição de uma segunda língua, revelando a potencialidade do ensino de Libras para ouvintes como uma verdadeira atividade inclusiva.
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