REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080

Resumo

Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.

 

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Biografia do Autor

Dayse Garcia Miranda, UFOP/Letras

Doutora em Estudos de Linguagem pelo CEFET-MG, mestre em Educação pela FAE/UFMG, especialista em Educação Inclusiva. Professora adjunta do departamento de Letras/UFOP. Conhecimento voltados para a area da surdez ( linguistica, ensino PL2, educação bilingue, tradução)

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

MIRANDA, D. G. REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 338–354, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113080. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080. Acesso em: 23 abr. 2025.