DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU

Autores

  • Thiago Lemes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Tania Regina de Souza Romero UFLA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.112969

Resumo

Partindo de uma narrativa autobiográfica, esta pesquisa enfoca e reflete sobre a ressignificação de fatos traumáticos como importante ferramenta para compreender o processo de construção social da identidade. Objetiva-se, portanto, identificar e refletir sobre influências socioculturais, sobre experiências vivenciadas e circunstâncias adversas que foram impostas durante a constituição pessoal de um dos autores e, conforme compreendidas pelo narrador, tendo por foco as pessoas que colaboraram para a superação de tais situações adversas. A abordagem metodológica é de âmbito qualitativo, sendo utilizado o método de investigação autobiográfico, com a interpretação substanciada por análise linguística pela ótica da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a transitividade. Além disso, a ferramenta teórica adotada auxilia nesse ponto na identificação dos participantes e, consequentemente, nas pessoas implicadas no processo de construção identitária. Como resultado, os autores destacam o papel dos avós maternos e da mãe na construção da identidade do autor-narrador pesquisador, principalmente no processo de ressignificação e reconstrução da identidade ante fatos especialmente sensíveis.

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Biografia do Autor

Thiago Lemes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Mestre em educação pela Universidade Federal de Lavras (2019) , graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2013), pós graduação em Psicopedagogia e Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes-FPA (2015) e pós graduação em Docência do Ensino Superior de Libras pela Universidade Cândido Mendes (2018). Graduando do curso de Letras-Libras como segunda licenciatura Uniasselvi (2020). Possui certificação do Prólibras emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina para o uso e ensino de Libras (2008) e para tradução e interpretação de Libras (2010). Atualmente é Professor de Libras do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e Professor Mediador no curso de Pedagogia Bilíngue INES/ UFLA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Tania Regina de Souza Romero, UFLA

Docente do Departamento  de  Estudos  da  Linguagem  Faculdade  de  Ciências  Humanas,  Educação  e  Linguagens,  UFLA, Lavras, MG, Brasil. Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional.

 

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, T. L.; DE SOUZA ROMERO, T. R. DA IMERSÃO À EMERSÃO: NARRATIVA E TRANSITIVIDADE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EU. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 35–50, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.112969. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112969. Acesso em: 23 abr. 2025.