GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY

Autores

  • Heryzânya Alves Ramalho UFRN/ Doutoranda
  • Orlando Vian Jr. UNIFESP/ Professor Associado
  • Jennifer Sarah Cooper UFRN/ Professora

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.112733

Resumo

Este artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heryzânya Alves Ramalho, UFRN/ Doutoranda

- endereço postal: Rua Historiador Francisco Fausto de Souza, 885, torre1, apt 1704

- telefone: 084988147026

- a titulação maior e a instituição em que obteve a titulação maior:    Mestrado/ UFRN

- a instituição a que está vinculado e o tipo de vínculo (docente, discente, professor visitante etc.):

UFRN/ Doutoranda

IFRN/ Professora de Inglês D.E.

- projeto(s) que coordena: não coordeno projetos

- se é pesquisador CNPq: não

Orlando Vian Jr., UNIFESP/ Professor Associado

- endereço postal: Rua Herculano de Freitas, 359 Apto 14 Bela Vista - São Paulo SP

- telefone: (11) 98927-9088

- a titulação maior e a instituição em que obteve a titulação maior: Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC-SP

- a instituição a que está vinculado e o tipo de vínculo (docente, discente, professor visitante etc.): Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Professor Associado.

- projeto(s) que coordena: MULTIPLUS - Sentidos e multimodalidades em gêneros midiáticos: por uma análise multimodal sistêmico-funcional

- se é pesquisador CNPq: Sim

Jennifer Sarah Cooper, UFRN/ Professora

endereço postal- Rua Desembargador Jaime Jenner de Aquino 50, casa 2

telefone- +55 84 99948481515

titulação maior- Doutorado, UFRN (tenho pós-doutorado da USP)

instituição e vínculo - Professora da UFRN 

 

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

RAMALHO, H. A.; VIAN JR., O.; COOPER, J. S. GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 217–234, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.112733. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733. Acesso em: 23 abr. 2025.