ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.111696

Resumo

O cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

FUZER, C.; GERHARDT, C. C.; VIAN JR., O. ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 235–256, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.111696. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696. Acesso em: 23 abr. 2025.