ENTRE ARMADILHAS E ATALHOS: ACADÊMICOS E ARTISTAS INDÍGENAS NO CONTEXTO INTERÉTNICO DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.85242Palavras-chave:
arte indígena contemporânea, acadêmicos indígenasResumo
A atuação de acadêmicos indígenas e de artistas indígenas vem transformando o cenário interétnico de Roraima, uma vez que esses sujeitos fazem frente às imagens estereotipadas que o discurso colonial constrói sobre os povos indígenas. Ao fazerem isso, constroem imagens contra-coloniais que remetem à noção benjaminiana de uma história “a contrapelo”, reindigenizando o espaço urbano, ocupando com destaque o meio universitário, exercendo papeis que antes eram impedidos de exercer, sobretudo o de mediadores interculturais. A arte contemporânea e a produção cultural e acadêmica dos indígenas, portanto, são maneiras de relacionar valores e saberes ancestrais com novos meios de expressão, tendo nas imagens mais um elemento das disputas interétnicas.
Palavras-chave: arte indígena contemporânea; acadêmicos indígenas.
BETWEEN TRAPS AND SHORTCUTS: INDIGENOUS ACADEMICS AND INDIGENOUS ARTISTS IN THE INTERETHNIC CONTEXT OF RORAIMA
Abstract:
The work of indigenous scholars and indigenous artists has transformed the interethnic scenery of Roraima, since these subjects face the stereotyped images builded by the colonial discourse on indigenous peoples. In doing so, they construct counter-colonial images, that refer to Benjamin's notion of a story “against the grain”, reindigenizing the urban space, occupying prominently the university environment, playing roles that were previously prevented from exercising, especially of intercultural mediators. Contemporary art and the cultural and academic production of indigenous people are therefore ways of relating ancestral values and knowledge with new means of expression, with images as an element of interethnic disputes.
Keywords: contemporary indigenous art; indigenous academics.
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